Madonna. Video promocional de Madame X tem produção nacional

Realizador português Nuno Xico escolheu uma produtora portuguesa para filmar em Lisboa parte do vídeo promocional de Madame X

O X marca lugar onde foi filmado em Portugal o vídeo promocional do novo álbum de Madonna, Madame X: o Edifício Panorâmico de Monsanto, em Lisboa. Co-realizado pelo português Nuno Xico, o vídeo tem produção de uma empresa portuguesa, a Krypton International.

Uma escolha do realizador, desde 2010 a viver em Nova Iorque e colaborador habitual de Madonna. "A Krypton tem uma relação de longa data com o Nuno Xico. Conhecemo-lo em 2004 numas filmagens como ator para um filme institucional. Ele desempenhou um papel incrível e desde logo o talento dele saltou à vista. Foi ali que tudo começou. A seguir a este filme o Nuno começou a trabalhar connosco como editor de behind the scenes e, rapidamente, iniciou a sua carreira como editor de filmes publicitários não só com a Krypton, mas também com outras produtoras", lembra Telma Alfredo, produtora executiva da Krypton International, ao Dinheiro Vivo.

"Parte do vídeo iria ser filmado no edifício Panorâmico de Lisboa. Desta forma, o Nuno Xico e a produtora que o representa em Nova Iorque escolheram a Krypton International para fazer a produção do service em Lisboa", acrescenta.

Desde 2015 que Madonna não lança um álbum, o último foi Rebel Heart. Com as atenções do mundo em Lisboa e na artista, encontrar um local de filmagens para promover a chegada do novo disco de originais não foi tarefa fácil. Telma Alfredo não hesita mesmo em afirmar que foi o "maior desafio". "Os desafios são sempre muitos, sobretudo quando se filma com uma das maiores artistas do mundo. Acho que o maior desafio foi encontrar o local das filmagens, o décor perfeito para a Madame X se apresentar ao mundo e aos seus fãs", diz a produtora executiva.

"Apresentámos vários locais sendo que a escolha do Nuno (Xico) recaiu sobre o Edifício Panorâmico de Monsanto, mas claro que tivemos que continuar a apresentar mais propostas para a Madonna escolher, faz parte do processo criativo. Tivemos o ok dela numa sexta-feira para filmar na segunda-feira seguinte e foi sem dúvida o local que melhor resultou para o filme", lembra Telma Alfredo.

Manter o segredo em torno das filmagens, quando todos os passos da artistas são monitorizados pela imprensa e fãs, também foi outro dos desafios. "A nossa maior preocupação era a fuga de informação sobre o que se iria filmar e ouvir naquela noite. Tivemos que ter uma pessoa da produção na entrada do set de filmagens responsável por receber os telefones de toda a equipa para que não fosse feito nenhum registo fotográfico ou áudio. E claro que tivemos que ter segurança reforçada por causa dos paparazzi e dos fãs!", conta.

Ver durante as filmagens Madonna arregaçar as mangas e pegar em mesas tem o seu quê de stress adicional. "Este filme é feito de detalhes mas para mim o mais engraçado foi quando a Madonna chega ao set de filmagens. Ela adorou o décor mas quis mudar umas mesas ligeiramente de lugar e foi a primeira pessoa a pegar numa mesa, tendo eu ajudado de imediato. Estávamos as duas a mudar a mesa quando olho para as velas acesas pequeninas que lá estavam em cima e pensei: Ai, se entornamos a cera, lá se vai o vestido!! Mas correu tudo bem!", lembra humorada a produtora executiva.

E a artista deixou literalmente a sua marca no set de filmagens. "A energia dela é de facto contagiante e o processo criativo está sempre em aberto. Eu e o Nuno (Xico) pensámos que era interessante a Madonna assinar o X que dá nome ao álbum numa das paredes do Edifício Panorâmico e combinámos fazê-lo como plano extra no final da rodagem. Entretanto terminámos o último plano que estava previsto e a Madonna ia-se embora. Eu e o Nuno fomos ter com ela e pedimos para voltar ao o set e filmar a assinatura do X na parede. Ela acedeu de imediato à ideia o que revela a abertura e união criativa que existe ao trabalhar com ela."

O vídeo com Madonna é um dos mais recentes trabalhos da Krypton International, o braço de production service da produtora portuguesa Krypton. Com três anos no mercado já produziu campanhas para marcas como a como Huawei, Vodafone, VW, Nivea, McDonald’s, Samsung, El Corte Inglês, Oral B, Dr. Oetker, Belvita, entre outras.

"Trabalhamos muito com o mercado europeu (Espanha, França, Itália, Alemanha, Finlândia) e com o mercado americano (Los Angeles e Nova Iorque)", adianta Telma Alfredo.

A produtora executiva não revela valores de faturação, mas a empresa "já representa 15% do negócio da produtora Krypton". 2019 tudo indica que será um ano de crescimento. "Até à data, comparativamente com o ano passado o volume de faturação é maior. Tudo indica que será um ano melhor relativamente ao ano anterior mas prefiro não fazer previsões e aguardar pelo fim do ano para fazer o balanço final." Na calha vários projetos. Acabam de filmar para Apple/Vodafone Itália cujo filme será conhecido em breve.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de