Videojogos

Português Add Fuel dá energia criativa a Need for Speed

Add Fuel - Need for Speed Payback #1

Criativo português, conhecido por reinventar a tradição da azulejaria portuguesa, criou mural para jogo de corrida da Electronic Arts

Diogo Machado, aka Add Fuel, tinha acabado de receber a nova edição de Need for Speed Payback e preparava-se para ligar os motores e percorrer o universo ficcional de Fortune Valley. Missão? Encontrar a rua onde os criadores do videojogo da Electronic Arts (EA) colocaram o seu mural desenhado especificamente para figurar na 23.ª edição do videojogo de corridas lançado no dia 10 a nível mundial.

É exatamente essa experiência de descoberta que a EA quer que os jogadores tenham ao navegar pelo Need for Speed Payback. “A peça pode ser encontrada numa zona urbana do mapa do Need for Speed Payback, mas preferimos que sejam os jogadores a encontrá-la por eles mesmos, explorando todo o mundo de arte do novo jogo”, diz Federico Garcia de Salazar, gestor de projeto para o mercado ibérico do videojogo.

O artista português faz parte de um conjunto de street artists convidados pela EA, num esforço de renovação da chancela. “Por isso é que desenvolvemos uma pesquisa acerca dos artistas mais vibrantes, por todo o mundo, de forma a incluir os seus trabalhos no jogo. Acreditamos que os jogadores irão considerar interessante ver referências do mundo real para que possam ter uma experiência de jogo ainda mais autêntica.”

Add Fuel Fotografia: Bewley Shaylor/D.R.

Add Fuel
Fotografia: Bewley Shaylor/D.R.

O processo foi quase tão rápido quanto uma corrida. “Sou bastante fã de videojogos, embora não seja muito bom em jogos de carros. Aceitei o desafio e enviei 4 a 5 propostas para incluírem no jogo”, conta Diogo Machado, conhecido no mundo artístico como Add Fuel. “Foi tudo bastante rápido. Tive o máximo uma semana para enviar as propostas. Mas quando há vontade faz-se.”
“Os artistas mostraram-se superentusiasmados por poder fazer parte de Need for Speed Payback, então conversámos com eles, explicámos a nossa visão sobre o jogo e eles partilharam connosco as peças que consideraram mais adequadas. Depois disso, o estúdio simplesmente as integrou”, conta Federico Garcia de Salazar.

Conhecido pela sua reinterpretação da azulejaria tradicional portuguesa, Add Fuel tem obra visível, por exemplo, na Avenida Infante Santo, em Lisboa, onde está o mural Louvor da Vivacidade. Mas também em capitais europeias como Madrid, Paris, Roma ou Londres, onde criou para o festival Eminente de Vhils.

Add Fuel - Need for Speed Payback #5

Em todas essas visões artísticas, o criativo tenta “reinterpretar a cultura do próprio país. Usar uma estética e uma cromática com a qual as pessoas dessa cultura se consigam identificar”, descreve Add Fuel.

Foi o que fez, por exemplo, em Disruption 04, obra presente no festival Nuart, tendo como inspiração o estilo Rogaland Rosemaling da tradição norueguesa. No caso do mural criado para Need For Speed Payback, “achei melhor avançar com o estilo clássico português – o branco e o azul – que se identifica muito com o meu trabalho”.

Uma visão enganadoramente clássica do azulejo tradicional português, que remonta ao século XVI, mas onde adiciona “elementos que não são típicos do trabalho de azulejaria”, mas vindo da ilustração, do cartoon, que acabam por dar uma “dupla leitura” aos trabalhos.

Com 37 anos, Diogo Machado faz parte de uma geração de artistas urbanos como Bordalo II, Mais Menos ou Vhils com reconhecimento internacional. Em comum? “Acho que o que une todos esses artistas é a singularidade do seu trabalho. É isso que os faz destacar.”

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Artur Machado/Global Imagens.

Donos de alojamento local contestam agravamento das tarifas da água

Miguel Pina Martins, CEO da Science4you.

(Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens)

Science4you quer alargar prazo da oferta pública até fevereiro

(Carlos Santos/Global Imagens)

Porto de Setúbal: Acordo garante fim da greve às horas extraordinárias

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Português Add Fuel dá energia criativa a Need for Speed