publicidade

Quanto ganhou a Nike com o anúncio do ex-jogador da NFL?

A carregar player...
Quanto ganhou a Nike com o anúncio do ex-jogador da NFL?

O jogador Colin Kaepernick está há dois anos sem competir depois de ter tomado posição em relação à violência policial envolvendo afro-americanos

As regras dizem que as marcas não se devem imiscuir em assuntos políticos. As regras dizem que devem evitar temas polémicos. A Nike lançou uma campanha para assinalar os 30 anos da assinatura Just do it com o antigo jogador da NFL Colin Kaepernick que contraria essas duas regras e está a ganhar… muitos milhões: 163,5 milhões de dólares.

Os números são da Apex Marketing e demonstram o impacto que a campanha criada pela Wieden + Kennedy com Kaepernick está a gerar em notícias em televisão, rádio, online e redes sociais desde que arrancou na segunda-feira. A ligação do antigo jogador à marca foi conhecida no início da semana, através de um tweet na sua conta na rede social, e na quarta-feira a Nike lançou a campanha à qual Kaepernick dá voz.

Kaepernick tornou-se uma figura polémica nos Estados Unidos quando em 2016, num encontro de pré-época dos São Francisco 49ers se ajoelhou aquando do hino nacional. Um gesto de protesto contra a violência policial a cidadãos afro-americanos. O jogador, que não tem equipa há dois anos, já acusou a NFL de conspirar para o impedir de ser contratado por uma equipa depois de o seu contrato com a equipa de São Francisco ter chegado ao fim. O que a NFL nega.

A campanha tem polarizado a opinião pública, tendo a hashtag #nikeboycott chegado a ser trend no Twitter. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou a campanha da Nike uma “decisão terrível” numa entrevista ao Dailly Caller na terça-feira e vídeos de consumidores a queimar material da Nike em modo de protesto contra o uso do jogador na campanha foram partilhados nas redes sociais.

Mas, de acordo com os dados recolhidas pela Apex Marketing, a campanha gerou 49,1 milhões de exposição negativa, 48,8 milhões de exposição neutra e 65,6 milhões de exposição positiva nos media, totalizando um impacto de 163,5 milhões de dólares.

A Nike patrocina Kaeapernick desde 2011. O antigo jogador foi o primeira de vários protagonistas que vão dar a cara pelos 30 anos de Just do It.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
As associações representativas dos taxistas marcaram para esta quarta-feira uma manifestação nacional contra a promulgação pelo Presidente da República do diploma que regula as plataformas electrónicas de transporte como a Uber, Cabify, Taxify e Chaffeur Privé. Manifestação de Lisboa.
Táxis junto à rotunda do Marquês de Pombal 
( Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens )

Plataformas de transportes ganham pouco com concentração dos taxistas

Revolução nas transferências de dinheiro já chegou a Portugal

Mário Pereira (administrador) e Inês Drummond Borge (diretora de marketing) da Worten

Fotografia: D.R.

Worten tem um marketplace. Vai começar a vender sofás e colchões

Outros conteúdos GMG
Quanto ganhou a Nike com o anúncio do ex-jogador da NFL?