As regras dizem que as marcas não se devem imiscuir em assuntos políticos. As regras dizem que devem evitar temas polémicos. A Nike lançou uma campanha para assinalar os 30 anos da assinatura Just do it com o antigo jogador da NFL Colin Kaepernick que contraria essas duas regras e está a ganhar… muitos milhões: 163,5 milhões de dólares.
Os números são da Apex Marketing e demonstram o impacto que a campanha criada pela Wieden + Kennedy com Kaepernick está a gerar em notícias em televisão, rádio, online e redes sociais desde que arrancou na segunda-feira. A ligação do antigo jogador à marca foi conhecida no início da semana, através de um tweet na sua conta na rede social, e na quarta-feira a Nike lançou a campanha à qual Kaepernick dá voz.
Believe in something, even if it means sacrificing everything. #JustDoIt pic.twitter.com/SRWkMIDdaO
— Colin Kaepernick (@Kaepernick7) 3 de setembro de 2018
Kaepernick tornou-se uma figura polémica nos Estados Unidos quando em 2016, num encontro de pré-época dos São Francisco 49ers se ajoelhou aquando do hino nacional. Um gesto de protesto contra a violência policial a cidadãos afro-americanos. O jogador, que não tem equipa há dois anos, já acusou a NFL de conspirar para o impedir de ser contratado por uma equipa depois de o seu contrato com a equipa de São Francisco ter chegado ao fim. O que a NFL nega.
A campanha tem polarizado a opinião pública, tendo a hashtag #nikeboycott chegado a ser trend no Twitter. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou a campanha da Nike uma “decisão terrível” numa entrevista ao Dailly Caller na terça-feira e vídeos de consumidores a queimar material da Nike em modo de protesto contra o uso do jogador na campanha foram partilhados nas redes sociais.
Mas, de acordo com os dados recolhidas pela Apex Marketing, a campanha gerou 49,1 milhões de exposição negativa, 48,8 milhões de exposição neutra e 65,6 milhões de exposição positiva nos media, totalizando um impacto de 163,5 milhões de dólares.
A Nike patrocina Kaeapernick desde 2011. O antigo jogador foi o primeira de vários protagonistas que vão dar a cara pelos 30 anos de Just do It.