SIC mantém liderança nas audiências mas TVI encurta distância

Leia aqui o resultado da análise de audiências de TV da agência de meios Universal McCann referente mês de março.

A análise de audiências de TV da agência de meios UM, que integra o grupo Mediabrands, revela que em abril, o consumo televisivo em Portugal registou uma diminuição de 1.7% face a março de 2022.

A SIC mantém-se como a estação líder em audiências, terminando o mês de abril com uma quota de share de 17 % (menos 0.5 p.p vs março), ao passo que a TVI conseguiu manter o mesmo nível de share face a março 16.6%. A RTP1 registou uma diminuição de share de 0.9 p.p face a março, com 10.9% no mês de abril.

Nos canais Pay TV registou-se um aumento do share, mais 0.5 p.p vs março, no entanto há uma alteração da tendência que se tinha vindo a observar com o aumento das audiências nos canais de informação que fazem a cobertura do conflito na Ucrânia. Estes canais registaram uma perda de audiências de cerca de 19%. Os canais Pay TV de entretenimento registaram, por sua vez, um aumento de audiências e share, destacando-se principalmente a FOX com mais 25% de audiência média (e com um share de 1.9%, mais 0.4 p.p vs março), a Globo com mais 17% de audiência média (e com um share de 1.7%, mais 0.2 p.p vs março).

Dentro dos canais de informação, em abril a CMTV volta a conquistar a liderança perdida no mês de março com um share de 4 %, ultrapassando a CNN Portugal (share 3.6%) e a SIC Noticias, que diminui 0.9 p.p vs março, com o share de 2.4%.

Em abril, os programas mais vistos foram eventos desportivos, nomeadamente os jogos da Taça de Portugal, F.C Porto vs Sporting C.P, e da Liga dos Campeões, S.L. Benfica vs Liverpool, que registaram na TVI um share de 38.4% e 39.1%, respetivamente. Neste mês, o futebol assegurou os primeiros 3 lugares do ranking dos programas mais vistos, incluindo Taça de Portugal e Liga dos campeões.

O restante ranking é disputado pela TVI e SIC, sendo de destacar a emissão do Big Brother Famosos - O Vencedor, a liderar com 1 milhão 293 mil portugueses a ver. A SIC conquistou o 5º e 7º lugar no ranking de programas mais vistos com o jogo da Liga Europa, dia 14 de abril, e a emissão do programa Isto é Gozar Com Quem Trabalha, registando um share de 25.7% e 22.1% respetivamente. De destacar também a emissão de Festa é Festa III - Cruzeiro, que alcançou 1 milhão e 23 mil de espetadores e um share de 22.1%.

No que toca às audiências por período horário, em abril a SIC conseguiu liderar em mais períodos do que a TVI, ficando à frente no almoço (12h30 -14h30), nas tardes (14h30 - 18h30), no pré prime (18h30 - 20h) e no late night (24h-26h30) com um share de 22.9%, 15.2%, 16.2% e 17.3%, respetivamente. Este mês, a TVI foi líder no Prime-Time com um share de 19.7 %, mais 0.3 p.p relativamente à SIC. Esta liderou ainda as madrugadas e as manhãs, com um share de 10.1% e 13.6%, respetivamente.

Análise Universal McCann/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/Gfk reproduzidos em YUMI -Telereport; Alvo: Universo; Base: Total TV; Tipologia de audiência: Total Dia. Outros - Visionamento residual de canais não auditados e outras utilizações do televisor (inclui streaming e consolas).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de