- Comentar
2020 foi, há que dize-lo com frontalidade, um ano mauzito. Mas nada como estar quase a chegar ao fim. Com um novo ano à porta, o que gostaríamos que 2021 nos trouxesse? Quais são os desejos da comunidade criativa? E que anúncios os melhor representam?
O Dinheiro Vivo pediu à comunidade criativa que revelasse os seus desejos para o novo ano e que fossem rebuscar a sua memória de anúncios de sempre que melhor os espelhassem.
Tiago Teixeira Cruz, diretor criativo da ACNE Lisboa, aceitou o desafio revela aqui os seus desejos para 2021.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Veja e leia quais são aqui:
"2020 serviu sobretudo para nos lembrar que éramos felizes, livres e não sabíamos. Assim sendo o que eu gostava mesmo era que 2021 nos trouxesse de volta a liberdade e o prazer das pequenas coisas que tínhamos como garantidas. E que, com isso, viesse a tão necessária retoma económica, o emprego e o conforto das famílias.
Gostava de voltar a poder circular livremente entre concelhos. De moto, de carro, de jipe ou de balão, como neste filme criado pela Wieden+Kennedy London para a Honda e que é uma verdadeira ode ao desconfinamento e à liberdade de circulação inter-concelhia.
Anúncio: The Impossible Dream
Anunciante: Honda
Agência: W+K Londres
Gostava de me voltar a sentar à mesa de um restaurante com mais de 6 pessoas (e até depois das 22h30). Relaxadamente e sem instagrammers de comida, como nos sugere este filme criado e produzido pelos nossos "irmãos" da ACNE Estocolmo para o IKEA, em 2016:
Anúncio: Let's Relax
Anunciante: Ikea
Agência: ACNE Estocolmo
Gostava que os turistas voltassem. Não têm que chegar em hordas como em 2019, mas que voltassem. E com eles a recuperação de um setor económico que está moribundo. Como nos diz o imortal Iggy Pop neste filme criado pela Uncommon Creative Studio para o site de reservas On the Beach: "Everything"s better on the beach". Verdade e nós, portugueses, sabemo-lo melhor que ninguém.
Anúncio: Someday
Anunciante: On the Beach
Agência: Uncommon Creative Studio
Gostava de voltar à proximidade social. Às cervejas com amigos, ao contacto, aos beijos, aos abraços, às gargalhadas, até mesmo ao Brufen na manhã seguinte. Assim mesmo, em grande, ao molho e sem medos como neste filme da Young & Rubicam Melbourne para a Carlton Draught.
Anúncio: Big Ad
Anunciante: Carlton Draught
Agência: Young & Rubicam Melbourne
Gostava de voltar a ver futebol no estádio. Ainda por cima o Sporting está na frente e a jogar bem, e todos sabemos que isto pode voltar a acontecer apenas na próxima glaciação. Tenho saudades do ambiente, das bifanas gordurosas, de roer as unhas e de abraçar estranhos. Sinceramente não sei porque gosto tanto deste velho filme da cerveja argentina Quilmes. Além da música e da locução de Maradona, não tem grande ideia. É um videoclip. Mas arrepio-me sempre que o vejo, mesmo todo pixelado. É como com o futebol: irracional e inexplicável: um amor de que nunca nos arrependemos. Dá-me vontade de sair à rua e abraçar estranhos, lá está.
Anúncio: No me arrepiento de este amor
Anunciante: Quilmes
Agência: Young & Rubicam Argentina