A única das três grandes a fazer conferência na antecipação da feira de videojogos E3 em LA subiu a fasquia este ano. Houve vários momentos altos na apresentação da Xbox no Microsoft Theater, que durou hora e meia – e a estreia mundial do trailer do jogo “12 Minutes”, um projeto pessoal do português Luís António, foi um deles. No final, o líder da Xbox Phil Spencer avançou detalhes muito antecipados sobre a próxima geração de consolas. E pelo meio, uma aparição surpresa de Keanu Reeves, o lançamento do serviço de streaming e do Game Pass Ultimate.
Relacionados
Jogo do português Luís António estreia na Xbox e PC a 19 de agosto
“Gears 5” é o cabeça de cartaz da Xbox Game Studios para 2019 e foi um dos 14 originais dos estúdios da Microsoft mostrados na apresentação pré-E3. A empresa anunciou também que vai adquirir o Double Fine Productions, o 15º estúdio a ser adicionado ao Xbox Game Studios.
“Este é o momento mais criativo e energizante da história dos videojogos”, declarou Phil Spencer, no tom apoteótico que lhe é característico nas conferências da E3. “Há uma nova era de possibilidades criativas”, reiterou, sublinhando que “os jogadores estão em todo o lado” e que em menos de duas décadas, o número de jogadores mais que triplicou em todo o mundo.
No Natal do próximo ano, a expectativa da Microsoft é que muitos deles escolham a nova consola em que está a trabalhar. “Project Scarlett” é o nome de código e a intenção da equipa de desenvolvimento, disse Spencer, é “criar o futuro dos jogos” com um regresso às origens. “Ouvimos o que vocês disseram. Uma consola deve ser otimizada para uma única coisa, jogar”, disse o responsável.

Phil Spencer, Xbox
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
De acordo com um vídeo descritivo que foi passado no auditório, a Microsoft trabalhou com a AMD no desenvolvimento do processador da nova consola, que é “quatro vezes mais poderoso” que o da Xbox One X. A resolução é “algo que nunca vimos antes”, a nova geração de SSD abre a porta a um grande aumento de desempenho e por isso a Scarlett permitirá uma verdadeira experiência de jogo “em tempo real”, sem ter de esperar pelo carregamento de um novo capítulo.
“É a consola mais poderosa que alguma vez desenhámos, otimizada para os jogadores”, disse Spencer, com “experiências imersivas que começam no coração do próprio silício.” A consola vem ainda com brinde: "Halo Infinite".
Keanu Reeves e um jogo português
O trailer de “Cyberpunk 2077”, o novo título dos polacos CD Projekt Red, já tinha logrado grande interesse na audiência que entupiu o Microsoft Theater. Mas quando a última cena do trailer mostrou um personagem baseado em Keanu Reeves e o ator apareceu em carne e osso em palco, foi o pandemónio. Reeves quase não conseguiu dizer o que estava previsto, dadas as interrupções e euforia dos presentes. “Sou sempre atraído por uma história fascinante”, disse Reeves, contando como o estúdio CD Projekt o convidou para fazer parte do título. A ação, contou, situa-se na metrópole do futuro, em que as modificações corporais são comuns. “A sensação de estar ali a caminhar nas ruas do futuro vai ser realmente de cortar a respiração”, prometeu. O jogo será lançado a 16 de abril de 2020.

Phil Spencer, Xbox
Sem data nem mais pormenores mas um trailer que deixou toda a gente pregada à cadeira, o jogo criado pelo português Luís António, “12 Minutes”, foi apresentado pela primeira vez num palco à escala mundial. Um projeto em desenvolvimento há vários anos, o jogo produzido pela Annapurna Interactive conta a história de um homem preso numa repetição de eventos. Tudo se passa na sala de estar e vê-se de cima, como se estivéssemos a olhar para a planta da casa. Há um mistério que o jogador terá de decifrar e, a julgar pela reação da audiência, boas hipóteses de que muita gente tentará fazê-lo.
Streaming e xCloud
Antes de ser possível comprar a próxima consola, Project Scarlett, a Xbox vai disponibilizar em formato preview o seu novo serviço de streaming em outubro. A intenção com o Project xCloud é “dar a toda a gente em qualquer lugar o poder de jogar”, disse Phil Spencer. O serviço vai transformar a Xbox One “no seu próprio servidor xCloud pessoal e gratuito”, de forma a permitir jogar em dispositivos móveis em casa ou fora dela.
Sem mais detalhes, é difícil perceber como o serviço irá comparar com o Google Stadia, que deverá ser lançado em novembro e promete o streaming de jogos para qualquer dispositivo.
Foi também anunciada a abertura do beta para o Game Pass PC, por 9,99 dólares, e o Game Pass Ultimate, que junta todos os passes (consola, Live Gold e PC), com o preço de 14,99 dólares.
Batalhão de jogos
Foram apresentados, estreados ou destacados mais de 60 jogos nesta conferência da Xbox. “Halo Infinite”, que sai no Natal de 2020 e fechou a apresentação, arrancou uma das maiores ovações. “Blair Witch” chega a 30 de outubro, “Star Wars Jedi: The Fallen Order” a 15 de novembro, “Bleeding Edge” (em alfa técnico) a 27 de junho, “Gears 5” a 10 de setembro, “Ori and The Will of the Wisps” a 11 de fevereiro de 2020. Sem dia específico, “Minecraft Dungeons” foi anunciado para a primavera de 2020, “Lego Star Wars: The Skywalker Saga”, abrangendo os nove filmes da “Guerra das Estrelas”, também para o próximo ano, e a colaboração entre Hidetaka Miyazaki e George R.R. Martin, “Elden Ring”, teve a sua premiere no evento.
A E3 abre oficialmente as portas na terça-feira.