MEET 2030

Caso de estudo: Aposta numa indústria mais limpa

SONY DSC
SONY DSC

Em apenas um ano a Gestamp Aveiro conseguiu uma economia energética de 71%, ao tornar mais eficiente uma central de refrigeração industrial.

Com o objetivo de tornar mais eficiente uma das suas centrais de refrigeração industrial, a Gestamp Aveiro projetou e instalou em 2016 uma solução para reduzir o consumo de energia e as emissões de CO2. Um ano após a instalação, os relatórios trimestrais de medição e verificação indicam uma economia de 71%, um valor superior aos 66% inicialmente esperados. Um resultado que se traduz numa redução no consumo de energia elétrica de 481.221 kWh/ano o que corresponde a uma poupança de 50.528 euros/ano e um período de retorno simples do investimento de 4,2 anos. No que toca às emissões de CO2 para a atmosfera, com esta solução a Gestamp Aveiro conseguiu uma redução de 226 toneladas.

A solução em causa foi projetada para reduzir o consumo de energia elétrica em 343.829 kWh/ano (66%), tendo como referência o ano de 2015, correspondendo a uma poupança de 39.400 euros/ano, com um período de retorno simples do investimento de 5,6 anos.

Uso racional de energia

A entrada em funcionamento desta solução foi acompanhada da criação de um plano de medição e verificação de resultados, cujo acompanhamento é efetuado online através do sistema de monitorização, controlo e supervisão. Este tipo de acompanhamento garante que as economias obtidas são verificadas e controladas, afiançando desta forma o retorno do investimento.

De referir que este projeto resulta da estratégia de eficiência de processo da empresa, no âmbito da qual são realizadas auditorias de forma a identificar ineficiências e oportunidades de melhoria. Em 2015, uma das oportunidades de melhoria identificadas foi a ineficiência das centrais de refrigeração industrial existentes, à qual se somavam a antiguidade das centrais e os inerentes custos de manutenção. Após análise de várias soluções tecnologias foi escolhida a que mais rentabilidade energética proporcionava.

Para a Gestamp Aveiro este projeto é um exemplo do trabalho desenvolvido na área da eficiência energética, que contribui para a redução das emissões de CO2 e, simultaneamente, para a redução dos custos de produção.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Tiago Melo

Crédito chega às famílias mas nunca foi tão baixo para as empresas

Francisco de Lacerda, CEO dos CTT

Especuladores têm aposta de 35 milhões na queda das ações dos CTT

Foto: DR

Luta pelos cargos de topo do BCE aquece. Espanha favorita no primeiro round

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Caso de estudo: Aposta numa indústria mais limpa