MEET 2030

Caso de estudo: Aposta numa indústria mais limpa

SONY DSC
SONY DSC

Em apenas um ano a Gestamp Aveiro conseguiu uma economia energética de 71%, ao tornar mais eficiente uma central de refrigeração industrial.

Com o objetivo de tornar mais eficiente uma das suas centrais de refrigeração industrial, a Gestamp Aveiro projetou e instalou em 2016 uma solução para reduzir o consumo de energia e as emissões de CO2. Um ano após a instalação, os relatórios trimestrais de medição e verificação indicam uma economia de 71%, um valor superior aos 66% inicialmente esperados. Um resultado que se traduz numa redução no consumo de energia elétrica de 481.221 kWh/ano o que corresponde a uma poupança de 50.528 euros/ano e um período de retorno simples do investimento de 4,2 anos. No que toca às emissões de CO2 para a atmosfera, com esta solução a Gestamp Aveiro conseguiu uma redução de 226 toneladas.

A solução em causa foi projetada para reduzir o consumo de energia elétrica em 343.829 kWh/ano (66%), tendo como referência o ano de 2015, correspondendo a uma poupança de 39.400 euros/ano, com um período de retorno simples do investimento de 5,6 anos.

Uso racional de energia

A entrada em funcionamento desta solução foi acompanhada da criação de um plano de medição e verificação de resultados, cujo acompanhamento é efetuado online através do sistema de monitorização, controlo e supervisão. Este tipo de acompanhamento garante que as economias obtidas são verificadas e controladas, afiançando desta forma o retorno do investimento.

De referir que este projeto resulta da estratégia de eficiência de processo da empresa, no âmbito da qual são realizadas auditorias de forma a identificar ineficiências e oportunidades de melhoria. Em 2015, uma das oportunidades de melhoria identificadas foi a ineficiência das centrais de refrigeração industrial existentes, à qual se somavam a antiguidade das centrais e os inerentes custos de manutenção. Após análise de várias soluções tecnologias foi escolhida a que mais rentabilidade energética proporcionava.

Para a Gestamp Aveiro este projeto é um exemplo do trabalho desenvolvido na área da eficiência energética, que contribui para a redução das emissões de CO2 e, simultaneamente, para a redução dos custos de produção.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa. Foto: DR

Impresa.Reestruturação já atingiu 20 trabalhadores. E chegou ao Expresso

PCP

Subsídios por duodécimos no privado também acabam em 2018

Turistas no novo terminal de cruzeiros de Lisboa, Santa Apolónia. Fotografia: Gustavo Bom/Global Imagens

Instituto alemão prevê boom na construção em Portugal até 2020

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Conteúdo TUI
Caso de estudo: Aposta numa indústria mais limpa