Marca a marca, quantos quilómetros fazem os carros elétricos com uma só carga de bateria?

O clube automóvel da Noruega promoveu mais uma edição do seu mega-teste para medir as autonomias reais dos veículos elétricos mais bem-sucedidos naquele mercado. Veja os 23 modelos na galeria de imagens.

Todos os anos Norges Automobil Forbund, que equivale ao ACP na Noruega, testa os modelos elétricos mais vendidos do mercado para aferir com a maior exatidão possível quais são as suas autonomias máximas em condições reais de utilização. A entidade realiza uma edição do mega-teste durante o inverno e outra no pico do verão, para perceber de que forma a temperatura exterior também afeta as performances energéticas.

Nesta edição de verão, o maior clube automóvel Noruega examinou os 27 modelos mais populares para calcular quantos quilómetros exatos podem percorrer com uma só carga das baterias. A rota de teste combina troços de condução urbana, estradas secundárias e autoestrada a velocidades entre 60 km/h e 110 km/h.

Os modelos partem de Oslo em direção à cidade de Gjøvik, com passagem por Lygnasæter, a 620 metros de altitude, antes de continuar ruma a norte na direção de Dombås. Os veículos com as maiores autonomias completam o trajeto mais extenso, seguindo para Hjerkinn e Folldal até Ringebu.

Para que os resultados sejam os mais equilibrados possíveis todos os carros são carregados a 100 % durante a noite numa garagem e arrancam a frio para a prova.

Mais uma vez, a maioria dos modelos em teste conseguiram ultrapassar até 20% o valor de homologação; nas provas de inverna as autonomias foram até 30% superiores ao anunciado de fábrica.

Veja na galeria de imagens no início do artigo os resultados dos testes de verão na Noruega, por marca e modelo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de