Mais Opinião

António Castel-Branco
António Castel-Branco

A inflação e as consequências para o mercado imobiliário

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a taxa de inflação em Portugal acelerou para 10,2% em outubro, a mais alta desde maio de 1992. A necessidade de salvaguardar as exigências sanitárias provocadas pela pandemia Covid-19, que levou os bancos centrais a elevadas injeções de liquidez nas economias "QE - Quantitative Easing", associada aos desequilíbrios causados pela guerra na Ucrânia, na origem do aumento do preço da energia e de outras commodities, nomeadamente as alimentares, contribuiu para esta pressão inflacionista.

Sérgio Viana
Sérgio Viana

Metaverso: a geração futura do retalho já não é ficção

O conceito de Metaverso parece saído da mais imaginativa ficção científica. Pode até fazer lembrar os vários universos onde os super-heróis da Marvel se têm movido. Mas, nesse caso, o Dr. Strange ou o Spiderman vivem num Multiverso, algo bem diferente e sem ligação (conhecida) ao retalho. Ainda na ficção, a ideia de Metaverso leva-nos para o mundo de Ready Player One, onde, num futuro relativamente próximo, a humanidade tem duas vidas, a real e uma mais colorida num mundo virtual.

José Maria Júdice
José Maria Júdice

Black Friday 2022: oportunidades, desafios e tendências que se tornam realidade 

Os indicadores económicos e de digitalização apontavam para a maior Black Friday de sempre em Portugal em 2022, e as pesquisas no Google vieram confirmar isso mesmo. Em Novembro, as pesquisas relacionadas com Black Friday em Portugal cresceram 10% comparativamente com o período homólogo, sinal de que os consumidores recorreram mais ao Google para se inspirarem e conhecerem as melhores ofertas e oportunidades disponíveis durante a Black Friday.

Ana Rita Guerra
Ana Rita Guerra

Só a Apple pode mudar este rumo

Há nove anos, quando os famigerados Google Glass foram apresentados como a próxima grande coisa na digitalização da realidade, a ideia de estender os sentidos era incrivelmente sedutora. Pensávamos nos óculos escuros do Exterminador Implacável com entusiasmo. Queríamos pôr inteligência à frente dos nossos olhos, de forma a que a tecnologia pudesse quebrar as barreiras da nossa fisicalidade. A extensão dos sentidos era interessante. A sua concretização é que falhou.

Maria da Graça Carvalho
Maria da Graça Carvalho

Ambiente. "Vitórias" de fachada não resolvem os problemas

Na última sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, foi aprovado um projeto de resolução recomendando que os Estados-Membros abandonem o Tratado da Carta da Energia (TCE), assinado em Lisboa, em 1994, que vigora desde 1998 e abrange, entre os 53 signatários, países como Japão, Suíça e Cazaquistão. A votação foi entusiasticamente aplaudida pelos eurodeputados dos verdes e da esquerda, e posteriormente celebrada por estes nas redes sociais como uma "vitória" da causa ambiental e da luta contra os combustíveis fósseis.

Jaime Quesado
Jaime Quesado

1000 dias depois

Há datas que são um marco. Há 1000 dias começava uma pandemia que trouxe um tempo incerto e complexo de confinamento - infelizmente agravado agora por uma guerra fria e sem sentido. Para ajudar a passar melhor este período, tivemos então a ideia de promover uma rede colaborativa com gestores, académicos e outros especialistas para partilharmos ideias, visões e desafios para o futuro. Com esta crise, tudo passou a ser diferente e nada passou a ser igual. Mil dias depois de ter sido criada, a rede informal de partilha Sharing Knowledge mantém vivo o seu objetivo de ajudar a construir soluções inteligentes para o futuro que aí vem.

Tiago Elias
Tiago Elias

O digital vai potenciar o mercado de renting

Há muitos anos que o mercado de aluguer de viaturas é a espinha dorsal do setor automóvel a nível europeu, sendo um verdadeiro "pioneiro" na utilização e divulgação das novas tendências de mobilidade, quer a nível operacional, quer tecnológico. À semelhança de todo o mercado automóvel, o setor do aluguer de curta duração, que está mais intimamente ligado a um dos setores que mais sofreu com a pandemia, nomeadamente o turismo, enfrenta agora enormes desafios.

Jean-Pascal Tricoire
Jean-Pascal Tricoire

Repensar os edifícios é uma urgência climática

Há um edifício de escritórios nos Alpes franceses, um espaço de 26 mil m2 onde se reúnem diariamente mais de 1.500 colaboradores. Um mar de painéis solares reveste o telhado e há duas enormes turbinas eólicas por perto - juntos, geram toda a energia de que o edifício precisa. No interior, sensores e software otimizam a iluminação, o aquecimento, a ventilação e outras atividades que consomem energia, garantindo que não há desperdícios.

João AB da Silva
João AB da Silva

Think-tanks, bacalhau e ampolas capilares

A sociedade contemporânea não vive sem laboratórios de reflexão ou de ideias. Na expressão inglesa, think-tanks. Estas plataformas sugiram há mais de um século, perdurando até aos nossos dias, como é o caso da Fabian Society (1884), da qual fizeram parte Bernard Shaw e H.G. Wells. Outro exemplo centenário é o Council on Foreign Relations (1921), cuja existência se deveu à necessidade de conceber um novo mundo, após a 1º Guerra Mundial e consequente queda dos impérios Austro-Húngaro e Otomano.

Alberto Castro
Alberto Castro

Portugal Justo

Vila Nova de Tazem. Sabe onde é? Talvez ajude se lhe disser que pertence ao concelho de Gouveia. Uma pequena vila, com cerca de 2 mil habitantes. Aí que opera a associação Reencontro, especialmente focada no apoio a crianças dos 3 aos 10 anos, empenhada em lhes "dar um presente, para que tenham futuro". Crianças, ou jovens, com necessidades especiais, com graves dificuldades de aprendizagem e de estudo, muitas delas vivendo em ambientes familiares difíceis ou sem condições de os ajudarem a perspetivar um porvir diferente. Crianças e famílias a quem não chega o apoio das políticas públicas, por mais que sejam boas as intenções, tantas vezes anunciadas, quanto não concretizadas.