Destaques

Mais Opinião

João Pontes
João Pontes

Mobilidade sustentável: os elétricos são o futuro?

Depois de décadas de poluição, o planeta está a pedir socorro. Prova disso são as alterações climáticas a que temos vindo a assistir. Nesse sentido, os carros elétricos surgiram, e estão em contínuo desenvolvimento, precisamente para dar resposta ao impacto que os combustíveis têm no meio ambiente. Este tipo de veículos tem sido adotado maioritariamente por consumidores, devido às suas limitações de autonomia e de infraestrutura para assegurar rotas fluidas aos serviços comerciais, mas esse paradigma começa a diluir-se.

Jaime Quesado
Jaime Quesado

A Agenda da Estratégia Portugal 2030

O governo português aprovou recentemente a Estratégia Portugal 2030. No contexto da atual situação económica e no meio de uma profunda crise financeira internacional, continua a ser evidente no nosso país a falta de um modelo de desenvolvimento que seja partilhado sob a forma de contrato estratégico entre o Estado e a Sociedade Civil. Os atores económicos e sociais (municípios, empresas, universidades, centros de inovação) têm que saber aproveitar esta nova oportunidade para em conjunto e num contexto de partilha aberta e colaborativa construírem soluções de futuro que sejam verdadeiras respostas estruturais à crise. Precisamos por isso de fazer desta Estratégia Portugal 2030 uma via positiva para uma aposta sustentada no nosso futuro coletivo.

Luís F. Lourenço
Luís F. Lourenço

2021: odisseia nas finanças pessoais

Chegados às últimas semanas do ano, só queremos que chegue 2021 e que, como que por magia, o novo ano traga uma cura imediata para a covid e os problemas sociais e económicos que advieram da pandemia. 2021 trará, a seu tempo, a desejada vacina e a normalização da situação sanitária, mas é pouco provável que escapemos a uma profunda crise económica. É nesse contexto que 2021 será terreno fértil para que nos informemos mais e ponhamos em prática ensinamentos de educação financeira. Só controlando as nossas finanças, controlamos a nossa vida e, se for caso disso, só recuperando o controlo das nossas finanças, recuperamos o controlo da nossa vida. Porque, como vimos este ano, quanto ao incontrolável, por definição, nada podemos fazer.

​​​​​​​Sílvia Bessa Venda e José Maria Alves Pereira
​​​​​​​Sílvia Bessa Venda e José Maria Alves Pereira

Streaming: da “terra de ninguém” à (des)leal concorrência

Foi hoje publicada (19 de novembro) a Lei que transpõe a Diretiva (UE) que regula os serviços de comunicação social audiovisual, i.e., televisão e vídeos on demand por subscrição, bem como, certos aspetos relativos aos serviços de plataformas de partilha de vídeos (gerados pelos utilizadores, como é o caso do Youtube e outras plataformas, nomeadamente redes sociais que, ainda que não tenham como principal função a partilha de vídeos, se enquadram nesta definição abrangente).