Opinião

5 dicas para reter o melhor talento

recursos humanos

Perder bons recursos humanos tem custos para as empresas que podem ser evitados.

Reter os melhores talentos nas empresas garante bons níveis de satisfação dos clientes, aumenta o número de vendas e contribui para a felicidade de todos os colaboradores. É por isso que a retenção destas pessoas é crítica, especialmente se falarmos do sucesso de uma empresa a médio e longo prazos.

Ao se falhar na retenção deste talento, a empresa pode enfrentar questões relacionadas com a insegurança gerada entre colegas, excesso de trabalho por pessoa, tempo investido em recrutamento e formação dos novos trabalhadores.

Nos casos em que os colaboradores abandonam as empresas, as entrevistas de saída são úteis para perceber, não só as razões que levam um trabalhador a sair, mas que medidas podem ser tomadas para evitar a saída dos restantes membros. Por outro lado, também é importante realizar entrevistas às pessoas que não saem, de modo a identificar os motivos pelos quais isso acontece e como criar uma cultura que contribua para a retenção dos trabalhadores.

Importa, por isso, perceber como podemos manter os melhores colaboradores do nosso lado. Aponto cinco ideias para reter o melhor talento:

  1. 1. Supervisão de qualidade

Todos os colaboradores, nomeadamente os que estão numa fase inicial do seu trabalho, deverão ter apoio adicional da supervisão e equipa de gestão. Quando existe um fraco acompanhamento, os próprios supervisores são apontados como a principal razão da saída dos colaboradores, muito mais do que o próprio trabalho que desenvolvem diariamente.

Estas falhas deverão ser colmatadas dando maior clareza em relação às expectativas do colaborador e potencial de ganhos; dando feedback sobre a performance; possibilidade de agendar reuniões e fornecer um enquadramento profissional em que os colaboradores sabem o que poderá ser exigido deles.

  1. 2. Potenciar as skills

Cada colaborador tem uma função principal, mas existem também outras valências que são expostas aquando desse trabalho e que se podem aproveitar para outras tarefas. Um trabalhador motivado gosta de contribuir para áreas que estão fora do seu descritivo de funções, e tornar-se uma mais-valia.

Por isso, porque não tirar algum tempo para perceber que outras skills os talentos têm, e que podem ser usadas para benefício de todos?

  1. 3. Fornecer uma plataforma para sugestão de melhorias

Vivemos numa era em que todas as pessoas têm uma opinião sobre tudo, e em contexto empresarial esta realidade não é diferente. Por isso, as empresas devem possuir uma plataforma que permita a troca de ideias e sugestões entre os seus colaboradores, de forma saudável e onde todos se sintam confortáveis ao dar a sua perspetiva. Deste modo, há um compromisso e preocupação com a melhoria contínua e bem-estar de todos.

  1. 4. Ferramentas, tempo e formações

Ocasionalmente poderão surgir colaboradores que não atingem o esperado na sua performance, e à primeira impressão poderá parecer que as possíveis lacunas se devem exclusivamente ao colaborador, mas e se estiveram relacionadas com a falta de ferramentas de trabalho? Ou mesmo com a falta de formação?

Todos os colaboradores deverão ter tempo para ganhar conforto com as ferramentas e obter formação quando necessário, de modo a rentabilizar a sua performance ao máximo.

  1. 5. Perceção de justiça e tratamento igual para todos

Se, por exemplo, um novo funcionário receber uma promoção primeiro do que os colaboradores que estão há mais tempo na empresa, eventualmente irá surgir algum ressentimento. Os salários são outro fator importante. Mesmo que um funcionário mereça o aumento, é importante reconhecer que estas ações irão afetar a perceção dos que estão ao redor.

Além dos fatores referidos anteriormente, todos os colaboradores devem sentir que existem dentro da organização e que não são “mais um” no meio de muitos. Mesmo o diretor de uma empresa deverá tirar algum tempo para conhecer as melhores skills e algum aspeto mais pessoal de cada colaborador. Esta ações ajudam os trabalhadores a serem leais, dedicados e comprometidos com a sua função na empresa.

Gestora de clientes na RHmais

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