As eleições e o futuro da Europa 

Este domingo, ao mesmo tempo que os portugueses estiverem a votar para elegerem os seus representantes locais, os alemães vão às urnas para eleger o Bundestag e escolherem o seu próximo chanceler.

Quando olhamos para o legado da Alemanha de Angela Merkel, olhamos para um país que percorreu um longo caminho desde a reunificação e que é hoje, indiscutivelmente, a grande potência europeia.

Trata-se da maior economia do continente e uma das maiores do mundo, alicerçada numa organização e numa força de trabalho notáveis. E todos os países da União, a começar por Portugal, deviam refletir sobre os fundamentos da liderança alemã.

A estabilidade governativa e o apoio sem preconceitos à dinâmica da iniciativa privada, a par de uma rigorosa disciplina orçamental, fizeram da Alemanha de Merkel uma nação ainda mais próspera, desenvolvida e capaz do que já era antes dela.

O ponto é que a escolha que o povo alemão tem pela frente é essencialmente entre a continuidade e a continuidade. Ou seja, ganhe a CDU, ganhe o SPD liderado pelo atual ministro das Finanças, podem formar-se diferentes coligações, com diferentes parceiros, e podem até existir algumas nuances. O certo é que o essencial não sairá questionado ou beliscado.
As bases de uma política económica que são um verdadeiro desígnio nacional, essas são intocáveis. Até porque dão, desde o fim da Segunda Guerra, os bons resultados e forte crescimento da riqueza.

Na Alemanha, o sentido de responsabilidade e a dignidade do trabalho são valores que não se discutem. Já a "nova" velha Europa, agora órfã de Merkel, poderá abrir o debate e ceder a tentações. Poderá querer ter mais Estado, maior ingerência governativa, mais despesa pública e menor responsabilidade individual. Num certo sentido, uma Europa mais francesa e aparentemente mais "social".

Com Scholz ou com Laschet, a partir de domingo a Alemanha não será menos europeia. Espera-se que a Europa não deixe de ser minimamente alemã.

Presidente da Associação Comercial do Porto

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de