Opinião

Do clima à mobilidade, há economia em tudo

al-gore-3d15ddb59ce35f78b6c476de54ac32192720fc59

A mobilidade inteligente e o seu impacto nas cidades é o grande tema da década.

Médio Oriente e África serão regiões inabitáveis devido às alterações climáticas, e a pressão migratória vai aumentar.” Este foi um dos vários alertas deixados por Al Gore, autor do livro An Inconvenient Truth e ex-vice-presidente dos Estados Unidos da América. Al Gore, que veio ao Porto nesta quinta-feira para o Climate Change Leadership Summit, não poupou críticas aos políticos e à sua falta de atuação nem se esqueceu de pôr no centro das críticas o seu próprio país. “As alterações climáticas são uma ameaça à paz e à estabilidade”, avisou, na medida em que a falta de água e comida vai agravar as crises de refugiados. O problema da emigração não é só político ou social, é tremendamente económico e tenderá a agravar-se.

A conferência do clima, de que foi media partner o Dinheiro Vivo, teve o mérito não só de alertar para o impacto das alterações climáticas como também, e acima de tudo, partilhar boas soluções, que já são reais e podem ser copiadas para outros setores, da gastronomia à reciclagem, passando pela agricultura. No palco principal esteve o setor do vinho, mas as mudanças do clima estão a afetar tudo e todos.

“Proteger a água e as florestas” foi outro dos pedidos que Al Gore fez a toda a plateia. Estes temas têm de ser encarados pelos cidadãos e, sobretudo, por políticos e empresários como prioritários. Cuidar do ambiente é garantir o futuro, a sustentabilidade das empresas, dos empregos, das nações.
Enquanto as questões do clima continuarem a ser usadas apenas como armas de marketing, poucos serão os avanços concretos e de alto impacto. Mais do que promover as boas ações, é preciso que sejam consistentes, transversais e com alcance de longo prazo.

É por isso que no Global Media Group, de que faz parte o Dinheiro Vivo, lançámos, no ano passado, o Mobi Summit, cuja edição de 2019 acaba de ser apresentada. Trata-se de uma grande cimeira da mobilidade que voltará a ser realizada em outubro, transversal em termos setoriais, e que irá debater assuntos de alto impacto na descarbonização. A mobilidade inteligente e o seu impacto nas cidades é o grande tema da década, e consideramos que esta cimeira poderá contribuir para a agenda para a neutralidade carbónica.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal  Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens

Mário Vaz. “Havendo frequências, em julho teríamos cidades 5G”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (C), durante a cerimónia militar do Instituto Pupilos do Exército (IPE), inserido nas comemorações do 108.º aniversário da instituição, em Lisboa, 23 de maio de 2019.  ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Marcelo: “Quem não for votar, depois não venha dizer que se arrepende”

Certificados

Famílias investiram uma média de 3,3 milhões por dia em certificados este ano

Outros conteúdos GMG
Do clima à mobilidade, há economia em tudo