Opinião

Gamificação e Gestão de Recursos Humanos, uma relação de sucesso

Foto: DR
Foto: DR

A tecnologia influencia todas as áreas da gestão de Recursos Humanos, desde o recrutamento e seleção passando pelo desenvolvimento e gestão de talento, culminando na derradeira avaliação de desempenho.

Atualmente, as práticas de recursos humanos são constantemente desafiadas pelos avanços tecnológicos e a incapacidade de adaptação das organizações pode traduzir-se em resultados menos positivos.

Uma das vantagens trazidas pela tecnologia está na otimização dos processos e na simplificação dos mesmos, refletindo-se em maior agilidade e eficácia.

A Gamificação, embora seja um fenómeno recente já se apresenta como uma das aliadas do presente, quando o tema é inovação de processos e metodologias de trabalho.

Gamificar o Recrutamento e Seleção
A evolução tecnológica vem trazer uma verdadeira revolução no recrutamento, a exigência dos candidatos é cada vez mais elevada, por isso, é necessário adaptar a abordagem personalizando o modo como é feita.

No recrutamento podemos “jogar” com técnicas de Gamificação a favor da organização, na medida que nos tornamos mais perspicazes na identificação e atração de talentos. Esta irá melhorar o processo de seleção e possibilitará uma melhor experiência ao candidato, assim como irá permitir perceber a capacidade de comunicação, atenção ao detalhe e outras aptidões dos candidatos.

Ainda no processo de recrutamento, podemos utilizar a Gamificação para apurar a maneira como o candidato experienciou todo o processo, o que irá ajudar a melhorar a forma como é desenvolvido. É também importante para perceber se a imagem que o candidato tem da empresa, é a imagem que a empresa tem de si própria.

Um “jogo” chamará mais atenção se compararmos com um simples anúncio de emprego. Além de que, possibilitará que o candidato aprenda mais sobre a empresa, nomeadamente sobre a cultura – isso tudo enquanto joga. Assim, possibilitará avaliar se o candidato se encaixa na cultura da organização.

Gamificação no desenvolvimento de Recursos Humanos
No que diz respeito ao desenvolvimento, a Gamificação torna-se uma aliada importantíssima na medida em que consegue apurar e quantificar as áreas que cada colaborador tem necessidade de aperfeiçoar ou desenvolver. Possibilita ainda, tomar as melhores decisões no que diz respeito ao desenvolvimento dos colaboradores, permitindo que cada colaborador avalie o seu estilo de aprendizagem, receba orientações e recomendações que contribuirão para o seu desenvolvimento profissional.

As novas tendências de aprendizagem baseadas em jogos, será o futuro da formação. A Gamificação é uma ferramenta muito envolvente, permite criar uma experiência imersiva e divertida, mas o “jogo” deve ser relevante para as habilidades que se quer desenvolver, e bem desenhado, poderá ajudar a gerar aprendizagem e retenção de talentos.

Gamificação na Avaliação de Desempenho
Já na avaliação de desempenho, vem fornecer dados concretos do que realmente foi realizado no período em causa. Ou seja, mostra de forma clara o que o colaborador realizou num determinado período de tempo tendo em conta os objetivos que foram definidos, sendo possível comparar o que aconteceu em cada período de tempo, sem que nada fique esquecido.A tecnologia certa para atrair, envolver e reter o Talento certo

Os benefícios da aplicação de técnicas de Gamificação traduzem-se no aumento do envolvimento e da motivação dos colaboradores, tornando possível elevar o foco e reduzir a pressão.

A gestão estratégica de RH precisa de adaptar-se aos avanços galopantes trazidos pela tecnologia. Estes avanços vêm alterar as práticas “tradicionais” de RH, trazendo feedback mais fidedigno, maior noção de necessidades de formação e na transformação da avaliação de desempenho como a conhecemos.

Nos dias que correm as organizações enfrentam um grande desafio, por um lado, a busca por resultados e por outro a tentativa de manter os seus trabalhadores comprometidos com os objetivos definidos e é nesta gestão que a Gamificação representa a maior aliada estratégica em todas as áreas da gestão de recursos humanos – aplicada para atrair, envolver e reter os melhores talentos.


Rebecca Santos, HR Talent Management na Bee Engineering

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Primeira greve da história da Autoeuropa realizou-se a 30  de agosto. Fotografia: JFS / Global Imagens

Autoeuropa com seis listas para a comissão de trabalhadores

Fotografia: MIGUEL A. LOPES/ LUSA

OE2017: Défice desce para 1,9% do PIB no primeiro semestre

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, discursa durante a cerimónia de inauguração da nova área de produção da Bosch Security Systems, na zona Industrial de Ovar. Fotografia: PAULO NOVAIS/LUSA

Marcelo espera défice de 1,5% para este ano e crescimento de 3,2%

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Gamificação e Gestão de Recursos Humanos, uma relação de sucesso