O potencial económico da CPLP faz-se hoje

Queremos tornar a União dos Exportadores numa organização mais sólida e mais capacitada para desenvolver e promover negócios

Começa hoje o quinto Fórum Empresarial da CPLP em Santa Maria da Feira. Três mil empresário, de todos os sectores de atividade económica, oriundos dos nove países da comunidade (e de mais uma dúzia de países observadores e amigos), provenientes dos quatro cantos do mundo, juntam-se estes dois dias com um foco muito específico: desenvolver contactos, fazer parcerias e realizar negócios.

É assim que as economias de mercado crescem. Com iniciativa, com espírito empreendedor, com investimento, com exportações, com internacionalização e com comércio. E é assim que as nossas economias têm superado adversidades. O mercado de língua portuguesa é um mercado natural para todos os cidadãos da CPLP. A minha pátria – o meu mundo de negócios – é a língua portuguesa.

Onde falamos português estamos em casa, e a União dos Exportadores da CPLP é a casa comum dos negócios em língua portuguesa.

Estamos, dia após dia, a fazer um trabalho estruturado, em todo o universo CPLP. É um trabalho que precisa de mais visibilidade. Há muitos negócios e muitas oportunidades que merecem ser conhecidas e que são importantes para a nossa vida coletiva. No início deste ano, em fevereiro, em Timor, juntámos centenas de empresas – cerca de 70 vieram de Portugal – e vincámos, junto do mercado da ASEAN, o potencial das empresas que integram a União dos Exportadores.

Em julho estivemos em Beja, num Fórum recheado de empresários (mais de 2500!) que com o seu entusiamo ajudam ao crescimento quotidiano da União. Em agosto estivemos na FACIM, em Moçambique, num espaço nosso denominado “Negócios CPLP na FACIM” e, em novembro, há menos de um mês, estivemos na FIC, num espaço com a mesma denominação.

A nossa força, enquanto União, enquanto Comunidade, é o acesso que temos a espaços de integração económica que os nossos países pertencem. Os nove países da União pertencem a seis espaços de integração económica nos quatro continentes e esse é um ativo único e especial que temos. Apesar de estarmos geograficamente distantes temos uma vontade comum que é muito expressiva, temos facilidade de comunicação e partilhamos uma língua e laços culturais, o que nos diferencia dos outros espaços de integração.

E que nos traz vantagens únicas que temos sabido explorar e que nos abrem perspetivas de afirmação que nos animam e motivam. Afinal, que outro conjunto de países pertencentes a uma mesma comunidade linguística, cultural e histórica partilham o acesso direto ao comércio que ultrapassa os 86 países? As nossas economias complementam-se e tudo em ganhar com mais e melhor cooperação!

Temos que apostar claramente em incrementar o comércio intra-CPLP, de forma continuada e consistente. O futuro constrói-se hoje, com espírito associativo em torno de uma convicção comum e de um caminho de afirmação dos negócios em língua portuguesa. Nestes dias, em Santa Maria da Feira, vamos ter um conjunto de oradores com percursos de sucesso nas áreas política, económica e social que irão contribuir para comunicar aos empresários a importância da União dos Exportadores, sobretudo num contexto de crescente competitividade internacional.

Queremos tornar a União dos Exportadores numa organização mais sólida e mais capacitada para desenvolver e promover negócios, de forma complementar e onde a cooperação é a tónica principal. Juntos somos, efetivamente, mais fortes e mais capazes de enfrentar os momentos exigentes que a economia global e interdependente nos impõe. Estamos muito satisfeitos por acabar este ano com a realização deste grande encontros de empresários de língua portuguesa e estou, enquanto Presidente da União dos Exportadores, convencido que vamos ter um Fórum onde se vai escrever mais uma página da história das economias e das empresas da CPLP. Venha visitar-nos e conheça de perto este projeto onde todos são bem-vindos e podem ter lugar!

Presidente da União de Exportadores da CPLP

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de