Investimento

Alemã Liqui Moly investe em rede de 20 gasolineiras em Portugal

Liqui Moly / Meguin Reportage / Dokumentation am Dienstag  (25.07.2017) und Mittwoch (26.05.2017) in Sarlouis.
Liqui Moly / Meguin Reportage / Dokumentation am Dienstag (25.07.2017) und Mittwoch (26.05.2017) in Sarlouis.

Presente em Portugal há 10 anos, a empresa quer faturar 10 milhões de euros na Península Ibérica já em 2019.

Nos próximos dois a três meses, Portugal vai assistir ao nascimento de uma nova rede de gasolineiras com a imagem de marca da empresa alemã especialista em óleos de motor, aditivos e lubrificantes para automóveis Liqui Moly. A primeira destas gasolineiras será localizada em Aljustrel, no distrito de Beja, mas Mathias Bleicher, diretor da Liqui Moly Iberia, garante que no espaço de um a dois anos a rede poderá chegar aos centros urbanos de Lisboa e do Porto e crescer para um total de 15 a 20 postos de venda de combustíveis enriquecidos com aditivos Liqui Moly, vindos diretamente de uma das fábricas da marca, na Alemanha.

Com um investimento entre 35 e 40 mil euros por cada nova gasolineira Liqui Moly, a empresa poderá vir assim a apostar até 800 mil euros para “dar” a sua marca a pequenos postos de abastecimento espalhados por todo o país. Um valor que pode disparar assim que o modelo de negócio seja replicado no gigantesco mercado espanhol, onde a Liqui Moly Iberia começou a operar (a partir de Portugal) em junho de 2016.

“Estamos à procura de oportunidades nas gasolineiras independentes , que não estão associadas a nenhuma marca e queremos transformá-las em gasolineiras Liqui Moly, com a nossa gama de produtos à venda [mais de 1.000 produtos em Portugal, de um portfólio total de 4.000 referências]. Os combustíveis base vendidos nestas bombas serão adicionados com os nossos aditivos premium”, explicou Mathias Bleicher em entrevista ao Dinheiro Vivo, acrescentando: “Estamos a avaliar pontos estratégicos”.

Mas não é só. A prospeção de mercado da empresa que se instalou há 10 anos em Portugal como uma das três únicas sucursais da Liqui Moly no mundo (as outras duas são nos EUA e África do Sul) estende-se também às oficinas automóveis. Neste momento existem já cerca de 50 oficinas com a marca Liqui Moly, mas podem ser muitas mais, diz o diretor geral: “Vamos até onde nos derem abertura. Não temos problemas financeiros”.

Fundada há 60 anos, na Alemanha, em 2017 a Liqui Moly registou um volume de negócios de 532 milhões de euros, o que equivale a um crescimento de 9 % em relação a 2016. Face aos resultados, a cada um dos seus “835 colegas”, o CEO Ernst Prost anunciou o pagamento de um bónus individual de 11.000 euros líquidos.

Por cá, a Liqui Moly Iberia tem crescido a uma média anual de 30%, registando hoje uma quota de mercado de 12% e uma faturação de 6 milhões de euros no ano passado (75% em Portugal e 25% em Espanha), mas Mathias Bleicher acredita que a empresa pode faturar 10 milhões de euros já em 2019 (com um equilíbrio de 50% entre os dois países ibéricos) e duplicar esse valor no espaço de 10 anos.

Para já, confirma, as maiores oportunidades estão em Espanha. “É aqui que temos um potencial tremendo”. Quanto a Portugal, garante, pode ainda crescer até uma quota de mercado semelhante à da Alemanha (35%), e ultrapassar assim a grande rival no mercado nacional, a Galp.

Em 2018, a Liqui Moly investirá um milhão de euros nas suas operações ibéricas, com destaque para os 250 mil euros gastos na duplicação da capacidade do centro logístico do Cacém, às portas de Lisboa, que abastece a totalidade da Península Ibérica (mais de 500.000 toneladas, no total). “Não temos limites de investimento”, reafirma Mathias Bleicher.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Carlos Costa, Governador do Banco de Portugal. Fotografia: Gustavo Bom / Global Imagens

Carlos Costa avisa para riscos de euforia no mercado imobiliário

Faria de Oliveira, presidente da APB. Fotografia: Diana Quintela/Global Imagens)

Faria de Oliveira: Banca nacional teve legislação mais difícil que pares da UE

Imobiliário

Venda de casas subiu 20% no primeiro semestre

Outros conteúdos GMG
Alemã Liqui Moly investe em rede de 20 gasolineiras em Portugal