Adicional ao ISP

Adicional do ISP baixa, mas só para a gasolina

Fotografia: Mário  Cruz /LUSA
Fotografia: Mário Cruz /LUSA

A indicação foi avançada esta segunda-feira no Parlamento durante o debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2019.

O ministro das Finanças anunciou esta segunda-feira que o adicional do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) vai baixar para o nível fiscal que estava em vigor antes de 2016.

Mário Centeno adiantou que que a descida do ISP será feita por portaria, razão pela qual a medida não consta da proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE 2019).

O ministro das Finanças fez este anúncio numa resposta ao deputado do PCP Paulo Sá que questionou Centeno sobre a necessidade de baixar o ISP no primeiro dos dois dias de debate na generalidade da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2019.

De acordo com a proposta de Orçamento do Estado o adicional às taxas do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) deveria manter-se inalterado no próximo ano: 0,007 euros por litro para a gasolina e 0,0035 euros por litro para o gasóleo rodoviário e o gasóleo colorido e marcado.

(título corrigido depois do esclarecimento do ministro das Finanças)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
REUTERS/Pedro Nunes/File Photo

Programa de arrendamento acessível arranca a 1 de julho. Tudo o que deve saber

O presidente do Concelho de Administração do banco BPI, Pablo Forero. TIAGO PETINGA/LUSA

Moody’s baixa rating do BPI para lixo

DHL Express Store2

DHL Express vai investir até 600 mil euros em rede de lojas pelo país

Outros conteúdos GMG
Adicional do ISP baixa, mas só para a gasolina