dia mundial das redes sociais

Apenas 5% dos jovens portugueses não usam redes sociais

FOTO: JC Dill Photography / Wikimedia Commons
FOTO: JC Dill Photography / Wikimedia Commons

Já no caso da população mais velha, Portugal está abaixo da média europeia, mas à frente de países como a Irlanda, a França ou a Itália.

A esmagadora maioria dos jovens portugueses usa as redes sociais, estando entre os países da União Europeia com os valores mais elevados. De acordo com o Eurostat, no ano passado, 95% das pessoas com idades entre os 16 e os 24 anos utilizaram uma rede social.

A par de Portugal estão países como a Noruega e Chipre (também com uma taxa de participação de 95%), a Grécia e a Estónia (ambos com 96%) e, no topo, a Dinamarca, a República Checa e a Croácia (todos com 97% de jovens a utilizarem as redes sociais).

Fonte: Eurostat

Fonte: Eurostat

Os valores estão acima da média europeia que se situa nos 88% para a faixa etária entre os 16 e os 24 anos.

No conjunto da União Europeia, quase nove em cada dez jovens entre os 16 e os 24 anos participaram nas redes sociais (88%), em 2018. Os jovens franceses são os que menos utilizam, com 77% dos indivíduos a responderem afirmativamente.

O gabinete de estatística da União Europeia (UE), que publicou os dados a propósito do Dia Mundial das Redes Sociais, define como participação nas redes sociais atividades como a criação de um perfil de utilizador, a publicação de mensagens e outras contribuições.

Idosos dinamarqueses são os mais ativos

Entre a população mais idosa (entre os 65 e os 74 anos), quase um quinto (19%) tinha presença nas redes sociais. A proporção era mais pequena na Bulgária, com apenas 8% e na Grécia (9%) e mais elevada na Dinamarca em que quase metade da população idosa utiliza as redes sociais (46%).

Neste caso, Portugal encontra-se na metade inferior da distribuição, com 18% dos indivíduos entre os 65 e os 74 anos a responderem terem participado em atividades nas redes sociais. Os portugueses nesta faixa etária estão à frente de países como a Irlanda, a Áustria, a França ou Itália.

A média da UE para os utilizadores com 65 ou mais anos encontra-se um ponto acima, nos 19%.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
GSFJ2392

“A sustentabilidade dos media depende de todos nós”

Alexandre Fonseca - CEO da Altice Portugal

Fotografia: Gerardo Santos

Alexandre Fonseca sobre 5G: “Portugal hoje posiciona-se na cauda da Europa”

Sebastião Lancastre, Easypay

Easypay. “Para sermos relevantes para os clientes temos de ouvi-los”

Outros conteúdos GMG
Apenas 5% dos jovens portugueses não usam redes sociais