Brexit: Lagarde pede menos incerteza no processo negocial

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou hoje que é fundamental reduzir a "ansiedade e a incerteza" em torno das negociações entre a União Europeia e Londres sobre o 'Brexit' (saída britânica da UE).

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou hoje que é fundamental reduzir a “ansiedade e a incerteza” em torno das negociações entre a União Europeia e Londres sobre o ‘Brexit’ (saída britânica da UE).


“O objetivo deveria ser concluir o processo rapidamente de forma a reduzir a ansiedade e a incerteza sobre o futuro de pessoas e empresas”, afirmou Lagarde, em conferência de imprensa no início da Assembleia Anual do FMI e do Banco Mundial, em Washington.


As dúvidas sobre este processo aumentaram depois de o negociador da UE, Michel Barnier, ter anunciado hoje em Bruxelas que não vai recomendar ao Conselho Europeu que se inicie a segunda etapa de negociações, centrada na futura relação com o Reino Unido, por não ter havido processos suficientes na primeira fase negocial.


Lagarde indicou que “não se pode imaginar” que dois anos de negociações terminem sem um acordo e recomendou “maior transparência” no calendário de conversações.


A dirigente do FMI referiu que está a ser “prejudicado o potencial de crescimento” e apontou as previsões mais sombrias para o Reino Unido, o único dos grandes países da UE que não vê revisto em alta o seu crescimento, prevendo-se agora um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,7% em 2017 e de 1,5% em 2018.


Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Primeiro-ministro, António Costa. Fotografia: NUNO FOX/LUSA

Costa: “Depois deste ano nada poderá ficar como antes”

Mário Centeno, ministro das Finanças, com Pierre Moscovici, comissário europeu. Fotografia: REUTERS/Rafael Marchante

Governo promete a Bruxelas ser bom aluno em 2018

António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

Mínimo de existência acaba com IRS para 54 mil recibos verdes

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Brexit: Lagarde pede menos incerteza no processo negocial