Energia

Conta da luz aumenta 1,2% em 2017

Foto: DR
Foto: DR

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos confirmou hoje que a fatura mensal de eletricidade vai sofrer um aumento de 1,2% no próximo ano

A ERSE confirmou esta sexta-feira o aumento proposto em outubro, que vai afetar os clientes que ainda estão no mercado regulado.

No total, serão cerca de 1,5 milhões de consumidores que vão sofrer todos os meses um aumento de 1,2% na fatura da luz.

Na prática, um consumidor que pague 46,7 euros de luz mensalmente irá sentir um aumento de 0,57 cêntimos na fatura da eletricidade.

A Entidade relembra que 2017 será o quinto ano em que o mercado liberalizado de eletricidade vai estar em funcionamento, e que as tarifas reguladas que ainda restam são apenas “de natureza transitória”.

Desde 2012 já aderiram ao mercado liberalizado de eletricidade mais de 4,7 milhões de clientes, o que representa 91% do consumo total em Portugal.

Desde janeiro o mercado liberalizado ganhou 317 mil novos clientes. A ERSE espera que em 2017 cerca de 93% dos consumidores estejam sujeitos ao mercado livre.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Conta da luz aumenta 1,2% em 2017