Tecnologia

Disney cria casaco para complementar realidade virtual

Disney Force jacket

O projeto é uma forma de simular experiências no corpo do jogador e resulta de uma parceria com o MIT Media Lab e a Carnegie Mellon University.

A ideia deste casaco, que por enquanto tem apenas como nome “force jacket”, passa por criar um conjunto de experiências no corpo do utilizador. A visão da Disney Research passa pela utilização deste casaco como uma forma de complementar um headset de realidade virtual.

Através de pequenos airbags colocados no interior do casaco, controlados através de um computador, quem veste este casaco pode sentir diferentes níveis de pressão, para simular abraços, murros ou encontrões, por exemplo.

O casaco conta também com sensores, que podem ser controlados para fazer o utilizador sentir diferentes níveis de pressão em pontos diferentes do tronco. Nos testes, já disponíveis em vídeo, a Disney Research mostra que é possível simular ser atingido por uma bola de neve ou até “sentir” uma cobra a deslizar pelo corpo do jogador.

Curiosamente, no filme Ready Player One, de Steven Spielberg, o jogo OASIS, também focado na realidade virtual, recorria a wearables deste género para simular experiências no corpo dos jogadores.

O casaco pesa pouco mais de dois quilogramas e é composto por 26 compartimentos de ar, controlados por computador, que estão distribuídos pelo tronco, costas e mangas do casaco. Para acompanhar este wearable do futuro, a Disney Research desenvolveu três aplicações, com realidade virtual: um jogo de luta de bolas de neve, uma simulação de uma cobra a deslizar pelo tronco e ainda uma simulação de mudança corporal, como o crescimento de músculos, com o aumento de ar nas mangas do casaco.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Zalando é uma das maiores empresas de moda online a nível europeu. (Fabrizio Bensch/REUTERS)

Zalando sai de Portugal um ano depois de investir 3 milhões

( Filipe Amorim / Global Imagens )

Atlético de Madrid propõs ao Benfica 126 milhões de euros por João Félix

Fotografia: Pedro Rocha/Global Imagens

Governo questiona RTP sobre não transmissão de Jogos de Minsk

Outros conteúdos GMG
Disney cria casaco para complementar realidade virtual