mobilidade

Donas da BMW e Mercedes juntas numa nova empresa de mobilidade

P90291010_highRes_drivenow-01-2018

BMW Group e Daimler AG anunciam passos determinantes para criarem uma empresa conjunta de mobilidade e já têm aprovação das autoridades.

O BMW Group e a Daimler AG estão a planear os próximos passos para a sua empresa conjunta de mobilidade, no seguimento da aprovação pelas autoridades de concorrência responsáveis. Na sua base, está a aprovação por parte de autoridades da concorrência americanas, recebida na passada quarta-feira, 18 de dezembro.

A nova joint venture irá focar-se num serviço com o objetivo de assegurar a liberdade pessoal dos clientes no campo da mobilidade urbana e partilhada, numa altura em que a posse de carro nas cidades faz cada vez menos sentido para mais pessoas.

A BMW e a Daimler dizem em comunicado que será, assim, criada uma nova oferta de mobilidade, de fácil acesso, intuitiva e focada nas necessidades do utilizador nesta nova visão das duas empresas. Ambas os grupos já têm várias empresas de mobilidade, da Drive Now à Mytaxi. Na sua viagem urbana, o consumidor irá mover-se através de um ecossistema perfeitamente conectado e sustentável que combina CarSharing, Ride-Hailing, Estacionamento, Carregamento e Multimodalidade a partir de uma única fonte, e à distância de apenas alguns cliques. A ideia é criar uma solução de mobilidade mais atrativa e abrangente, para uma vida melhor no nosso mundo conectado.

Leia também | Caen Contee: Lime testa descontos, realidade aumentada e quer ter carros voadores

Agora que foi emitida a aprovação por parte das autoridades da concorrência, o objetivo é concretizar a transação até 31 de Janeiro, 2019. Uma vez concretizada, a empresa de mobilidade irá apresentar os próximos passos no primeiro trimestre de 2019, algo que pode depois ser aplicado a várias zonas do globo.

Em comunicado, a BMW e a Daimler, explicam assim os novos serviços que querem disponibilizar nesta altura do carro como um serviço (e não tanto como um bem que valha a pena comprar):

1) Multimodalidade e mobilidade on-demand com moovel e ReachNow. Os cerca de seis milhões de utilizadores irão beneficiar de conectividade perfeita e inteligente a partir das diferentes ofertas de mobilidade, tais como carsharing, aluguer de bicicletas, táxis e transportes públicos, incluindo reserva e pagamento. A plataforma multimodal irá, ainda, oferecer soluções possíveis para as necessidades de transporte urbano privado, incluindo a disponibilização de carros enquanto serviço.

2) CarSharing com Car2Go e DriveNow. Car2Go e DriveNow operam num total de 20.000 veículos em 30 grandes cidades mundiais. O Carsharing permite uma melhor utilização dos veículos ajudando, contribuindo para a redução do número total de veículos nas cidades. Mais de quarto milhões de pessoas já usam serviços de partilha de veículos.

Listagem de serviços da Daimler e da BMW que podem integrar a nova empresa

3) Ride-Hailing com mytaxi, Chauffeur Privé, Clever Taxi e Beat. Um total de 15.9 milhões de clientes e cerca de 250.000 motoristas já usam os serviços mytaxi, Chauffeur Privé, Clever Taxi (todos na Europa) e Beat (América do Sul) – fazendo das Apps inteligentes GmbH um dos maiores fornecedores de ride-hailing na Europa e América do Sul. Ofertas inovadoras tais como mytaximatch, que permite às pessoas que não se conhecem partilharem um táxi com um simples clique, são também um importante contributo para a redução do tráfego dentro das cidades.

4) Estacionamento com ParkNow e Parkmobile Group/Parkmobile LLC. Estacionar na rua sem bilhete e sem usar dinheiro, ou receber apoio no processo de reserva e pagamento para estacionamento em espaços fechados: Parkmobile já atinge um total de 27 milhões de clientes na Europa e América do Norte, e oferece soluções digitais de estacionamento em mais de 1.100 cidades. Serviços digitais inovadores de estacionamento reduzem o tempo de condução gasto na procura de estacionamento. Isto reduz significativamente o tráfego, uma vez que a condução para procura de estacionamento representa cerca de 30% do tráfego urbano.

5) Carregamento com ChargeNow e Soluções de Carregamento Digital. Acesso fácil (incl. localização, carregamento e pagamento) à maior rede mundial de estações públicas de carregamento. Juntamente com privilégios de estacionamento, estas soluções irão apoiar a expansão da mobilidade elétrica, ao ajudar as pessoas a integrarem mais facilmente esta tecnologia de condução nas suas necessidades de mobilidade.

Leia também | Lisboa disputada por 18 novos serviços de partilha de veículos

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
REUTERS/Pedro Nunes/File Photo

Programa de arrendamento acessível arranca a 1 de julho. Tudo o que deve saber

Fotografia: Pedro Rocha/Global Imagens

Governo questiona RTP sobre não transmissão de Jogos de Minsk

DHL Express Store2

DHL Express vai investir até 600 mil euros em rede de lojas pelo país

Outros conteúdos GMG
Donas da BMW e Mercedes juntas numa nova empresa de mobilidade