mobilidade

Donas da BMW e Mercedes juntas numa nova empresa de mobilidade

P90291010_highRes_drivenow-01-2018

BMW Group e Daimler AG anunciam passos determinantes para criarem uma empresa conjunta de mobilidade e já têm aprovação das autoridades.

O BMW Group e a Daimler AG estão a planear os próximos passos para a sua empresa conjunta de mobilidade, no seguimento da aprovação pelas autoridades de concorrência responsáveis. Na sua base, está a aprovação por parte de autoridades da concorrência americanas, recebida na passada quarta-feira, 18 de dezembro.

A nova joint venture irá focar-se num serviço com o objetivo de assegurar a liberdade pessoal dos clientes no campo da mobilidade urbana e partilhada, numa altura em que a posse de carro nas cidades faz cada vez menos sentido para mais pessoas.

A BMW e a Daimler dizem em comunicado que será, assim, criada uma nova oferta de mobilidade, de fácil acesso, intuitiva e focada nas necessidades do utilizador nesta nova visão das duas empresas. Ambas os grupos já têm várias empresas de mobilidade, da Drive Now à Mytaxi. Na sua viagem urbana, o consumidor irá mover-se através de um ecossistema perfeitamente conectado e sustentável que combina CarSharing, Ride-Hailing, Estacionamento, Carregamento e Multimodalidade a partir de uma única fonte, e à distância de apenas alguns cliques. A ideia é criar uma solução de mobilidade mais atrativa e abrangente, para uma vida melhor no nosso mundo conectado.

Leia também | Caen Contee: Lime testa descontos, realidade aumentada e quer ter carros voadores

Agora que foi emitida a aprovação por parte das autoridades da concorrência, o objetivo é concretizar a transação até 31 de Janeiro, 2019. Uma vez concretizada, a empresa de mobilidade irá apresentar os próximos passos no primeiro trimestre de 2019, algo que pode depois ser aplicado a várias zonas do globo.

Em comunicado, a BMW e a Daimler, explicam assim os novos serviços que querem disponibilizar nesta altura do carro como um serviço (e não tanto como um bem que valha a pena comprar):

1) Multimodalidade e mobilidade on-demand com moovel e ReachNow. Os cerca de seis milhões de utilizadores irão beneficiar de conectividade perfeita e inteligente a partir das diferentes ofertas de mobilidade, tais como carsharing, aluguer de bicicletas, táxis e transportes públicos, incluindo reserva e pagamento. A plataforma multimodal irá, ainda, oferecer soluções possíveis para as necessidades de transporte urbano privado, incluindo a disponibilização de carros enquanto serviço.

2) CarSharing com Car2Go e DriveNow. Car2Go e DriveNow operam num total de 20.000 veículos em 30 grandes cidades mundiais. O Carsharing permite uma melhor utilização dos veículos ajudando, contribuindo para a redução do número total de veículos nas cidades. Mais de quarto milhões de pessoas já usam serviços de partilha de veículos.

Listagem de serviços da Daimler e da BMW que podem integrar a nova empresa

3) Ride-Hailing com mytaxi, Chauffeur Privé, Clever Taxi e Beat. Um total de 15.9 milhões de clientes e cerca de 250.000 motoristas já usam os serviços mytaxi, Chauffeur Privé, Clever Taxi (todos na Europa) e Beat (América do Sul) – fazendo das Apps inteligentes GmbH um dos maiores fornecedores de ride-hailing na Europa e América do Sul. Ofertas inovadoras tais como mytaximatch, que permite às pessoas que não se conhecem partilharem um táxi com um simples clique, são também um importante contributo para a redução do tráfego dentro das cidades.

4) Estacionamento com ParkNow e Parkmobile Group/Parkmobile LLC. Estacionar na rua sem bilhete e sem usar dinheiro, ou receber apoio no processo de reserva e pagamento para estacionamento em espaços fechados: Parkmobile já atinge um total de 27 milhões de clientes na Europa e América do Norte, e oferece soluções digitais de estacionamento em mais de 1.100 cidades. Serviços digitais inovadores de estacionamento reduzem o tempo de condução gasto na procura de estacionamento. Isto reduz significativamente o tráfego, uma vez que a condução para procura de estacionamento representa cerca de 30% do tráfego urbano.

5) Carregamento com ChargeNow e Soluções de Carregamento Digital. Acesso fácil (incl. localização, carregamento e pagamento) à maior rede mundial de estações públicas de carregamento. Juntamente com privilégios de estacionamento, estas soluções irão apoiar a expansão da mobilidade elétrica, ao ajudar as pessoas a integrarem mais facilmente esta tecnologia de condução nas suas necessidades de mobilidade.

Leia também | Lisboa disputada por 18 novos serviços de partilha de veículos

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Antonoaldo Neves, CEO da TAP Air Portugal. Foto:  REUTERS/Regis Duvignau

TAP obtém empréstimo de 137 milhões de euros

Mário Centeno, ministro das Finanças
( Pedro Rocha / Global Imagens )

Portugal com 2.º maior excedente orçamental no 3.º trimestre

(Leonardo Negrão/Global Imagens)

Foram vendidas 500 casas por dia em 2018

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Donas da BMW e Mercedes juntas numa nova empresa de mobilidade