Energia

EDP Comercial desce eletricidade em média em 0,4% na tarifa simples

Foto: DR
Foto: DR

Redução acompanha descida igual no mercado regulado a partir de 28 de janeiro.

A EDP Comercial vai descer em média em 0,4% os preços da eletricidade na tarifa simples do mercado liberalizado, acompanhando a redução no mercado regulado, segundo fonte oficial da empresa.

Segundo a EDP, a redução a aplicar a partir de 28 de janeiro de 2020 vai corresponder a descidas entre três e 15 euros por ano na fatura do cliente e “decorre do aumento das tarifas de acesso às redes publicado pela ERSE [regulador do setor energético] a 16 de dezembro e da evolução em baixa dos preços da eletricidade no mercado grossista”.

“Esta descida média de 0,4% verifica-se para todos os níveis de potência e todas as opções horárias da carteira EDP Comercial e resulta de uma combinação da variação do preço da potência e da energia, aplicada ao consumo do cliente”, refere fonte oficial.

A mesma fonte exemplifica que para um cliente de ‘perfil 1’ da ERSE – tarifa simples com potência 3,45kVA (kilovoltampere) e consumo anual de 1900kWh – a redução da fatura anual será de três euros, passando de 356 euros para 353 euros, o equivalente a uma descida do preço de 0,9%.

Em dezembro, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou que as tarifas de eletricidade no mercado regulado iriam descer 0,4% para os consumidores domésticos. A descida aconteceu 1 de janeiro.

A redução de 0,4% representa uma diminuição de 18 cêntimos para uma fatura mensal de 43,9 euros, de acordo com as contas divulgadas pelo regulador.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Mário Centeno

Centeno volta a cativar mais dinheiro

Natalidade. Fotografia: Pedro Granadeiro / Global Imagens

Despesa com apoios à família é a quinta mais baixa da UE

Foto: D.R.

Easyjet. Ligações de Portugal com Itália não serão afetadas, por enquanto

EDP Comercial desce eletricidade em média em 0,4% na tarifa simples