Efacec fornece à Iberdrola equipamentos para centrais do Alto Tâmega no valor de 11 ME

A Efacec Energia vai fabricar e fornecer à Iberdrola os transformadores das três centrais hidroelétricas para o Alto Tâmega, um contrato de cerca de 11 milhões de euros, anunciaram hoje as empresas.

A Efacec Energia vai fabricar e fornecer à Iberdrola os transformadores das três centrais hidroelétricas para o Alto Tâmega, um contrato de cerca de 11 milhões de euros, anunciaram hoje as empresas.


“A Iberdrola selecionou a Efacec Energia, Máquinas e Equipamentos Eléctricos, S. A. para o fabrico e fornecimento dos transformadores das centrais de Gouvães, Alto Tâmega e Daivões, que constituem o Sistema Eletroprodutor do Tâmega”, refere uma informação das empresas.


O contrato, “avaliado em cerca de 11 milhões de euros”, foi assinado com a Efacec, com sede em Matosinhos, após realização de um concurso internacional, no qual participaram as mais importantes empresas do setor, a nível mundial, acrescenta.


Esta adjudicação é, segundo o comunicado, um exemplo da aposta da Iberdrola em empresas portuguesas da região para participarem no desenvolvimento do projeto hidroelétrico.


O projeto para o Sistema Eletroprodutor do Tâmega deverá criar 13.500 postos de trabalho, diretos e indiretos, nos municípios de Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Cabeceiras de Basto, Chaves, Boticas, Valpaços e Montalegre.


Até agora foram contratadas para este projeto, apresentado como um dos maiores na Europa, nos últimos 25 anos, mais de 70 empresas locais e regionais, com adjudicações que ascendem a um total de 364 milhões de euros.


A Iberdrola prevê um investimento de mais de 900 milhões de euros em adjudicações para empresas de construção civil, equipamento, maquinaria, engenharia e área ambiental, assumindo, segundo a informação, o compromisso de privilegiar o mercado regional e nacional nas suas contratações.


O contrato com a Efacec contempla o fabrico, fornecimento e posterior supervisão durante a montagem e comissionamento dos transformadores de grupo e de unidade para serviços auxiliares das três centrais, uma concessão que deverá iniciar-se entre 2021 e 2023.


O complexo hidroelétrico do Alto Tâmega contempla um investimento de mais de 1.500 milhões de euros e uma potência instalada de 1.158 megawatts (MW).


Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Vista aérea da Praça dos Restauradores em Lisboa, Portugal, 24 Março de 2020. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

A economia entrou em estado de quarentena

Lisboa, 10/05/2019 - Vida do Dinheiro (DN-TSF) - Isabel Furtado, presidente da Cotec e da TMG.
Isabel Furtado
(Gerardo Santos / Global Imagens)

Covid-19: “Medidas têm de ser estratégicas e não apenas imediatas e impulsivas”

Ursula  von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. Fotografia: Kenzo Tribouillard/AFP

Comissão Europeia vai rever proposta de orçamento da UE

Efacec fornece à Iberdrola equipamentos para centrais do Alto Tâmega no valor de 11 ME