Ferrovia

Governo e CP preparam lançamento de concurso para compra de comboios

O Ministério de Pedro Marques nega que possa vir a ser feita a privatização de qualquer atividade da CP.

O governo e a CP estão a preparar o lançamento de um concurso internacional para a compra de comboios e a empresa está também a investir na manutenção do material circulante, tendo sido autorizada a contratação de 102 trabalhadores para a EMEF-Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário.

O esclarecimento do Governo foi divulgado este domingo, na sequência de uma notícia do Público indicando que o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas proibiu o aluguer e compra de comboios rápidos e que no horizonte pode estar a privatização do serviço de longo curso.

O Ministério de Pedro Marques diz que “é completamente fantasiosa a notícia do Público de hoje sobre esta matéria, como completamente fantasioso é o cenário de privatização de qualquer atividade da CP que enquadra a notícia”.

“O lançamento desse concurso está previsto no Orçamento do Estado para 2018 e resulta de uma proposta apresentada pelo atual conselho de administração da CP, cuja concretização tem vindo a ser desenvolvida em coordenação com o governo”, refere a nota enviada às redações.

Explica que, dada “a tramitação temporal normalmente associada a este tipo de aquisições, a CP e o governo entenderam manter o programa de aluguer de material circulante a Espanha, de forma a suprir as necessidades de curto no serviço regional”.

Destaca que “em simultâneo, a CP está a investir fortemente na manutenção do material circulante, através da reestruturação da EMEF, para a qual acaba de ser autorizado o recrutamento de 102 trabalhadores”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: JOAO RELVAS / LUSA

Desemprego registado volta a crescer em agosto, supera 409 mil inscrições

ensino escola formação

Estes são os empregos e as competências mais procuradas em Portugal

Manuel Heitor, ministro do Ensino Superior.
(PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Alunos vão pagar até 285 euros para ficar em hotéis e alojamento local

Governo e CP preparam lançamento de concurso para compra de comboios