Governo lança concurso público para nova PPP para gestão do Hospital de Braga

O Governo decidiu lançar um concurso público para estabelecimento de uma nova parceria público privada (PPP) para a gestão clínica do Hospital de Braga, lê-se num despacho hoje publicado em Diário da República.

O Governo decidiu lançar um concurso público para estabelecimento de uma nova parceria público privada (PPP) para a gestão clínica do Hospital de Braga, lê-se num despacho hoje publicado em Diário da República.


Segundo o despacho, assinado pelos secretários de Estado adjunto e das Finanças, Mourinho Félix, e da Saúde, Manuel Delgado, a equipa de projeto constituída para identificar e avaliar tecnicamente os diferentes modelos passíveis de ser adotados para a gestão daquele hospital concluiu que estão reunidas as condições para se recomendar a adoção de um modelo de PPP, em detrimento de um cenário de internalização.


A equipa concluiu ainda que se verificavam os requisitos necessários a uma decisão de renovação do atual Contrato de Gestão, desde que o membro do Governo responsável pela área da saúde confirmasse a desnecessidade de introdução de modificações passíveis de serem consideradas incompatíveis com a continuidade desse mesmo contrato.


No entanto, a Administração Regional de Saúde do Norte identificou um conjunto de modificações que considera desejáveis, pelo que será lançado novo contrato.


A gestão do Hospital de Braga está nas mãos da José de Mello Saúde, um contrato que termina a 31 de agosto de 2019.


Este contrato poderá ser renovado por um período máximo de dois anos, se o concurso público para a PPP não estiver concluído na data prevista para a sua extinção.


Em comunicado, a José de Mello Saúde refere que vê como “positiva” a decisão do Governo de avançar com um concurso público para o estabelecimento de uma nova PPP para a gestão do Hospital de Braga.


“Consideramos que esta opção defende o interesse público e contribui para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde”, sublinha.


Para aquele grupo, a decisão agora anunciada “é também uma clara oportunidade para consolidar o modelo contratual da parceria, possibilitando um maior equilíbrio de benefícios entre o Estado e o operador privado”.


A José de Mello Saúde manifesta-se “disponível e interessada” em participar no futuro concurso para a gestão do Hospital de Braga, sublinhando que aquela unidade “tem vindo a alcançar elevados níveis de satisfação dos utentes e um amplo reconhecimento da eficiência e da qualidade clínica no contexto do Serviço Nacional de Saúde”.


“Com esta decisão, o Governo vem também reconhecer o excelente trabalho desenvolvido por todos os colaboradores do Hospital de Braga”, remata o comunicado.


Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Alberto Souto de Miranda
(Gerardo Santos / Global Imagens)

Governo. “Participar no capital” dos CTT é via “em aberto”

Congresso APDC

“Temos um responsável da regulação que não regula”

Congresso APDC

Governo. Banda larga deve fazer parte do serviço universal

Outros conteúdos GMG
Governo lança concurso público para nova PPP para gestão do Hospital de Braga