Energia

Lojas Ikea em Portugal vão produzir energia solar

Painéis solares. Foto: DR
Painéis solares. Foto: DR

Marca sueca vai investir quatro milhões de euros na instalação de 10 mil painéis solares nas coberturas das lojas de Loures, Alfragide e Matosinhos

A Ikea Portugal vai começar a produzir energia solar nas três lojas que tem atualmente no país. A marca sueca de mobiliário e decoração anunciou esta segunda-feira que vai investir mais de quatro milhões de euros na instalação de 10 mil painéis solares nas coberturas das lojas de Loures, Alfragide e Matosinhos.

De acordo com o comunicado, com este projeto de autoconsumo – que a empresa diz ser “o maior em Portugal, ao nível de potência energética em coberturas” – a Ikea passa a produzir 26% de toda a energia que consome nas lojas em Portugal.

Além disso, irá “evitar emissões anuais de 1.250 toneladas de CO2, o equivalente a fornecer energia elétrica a 1.162 habitações”, diz a retail manager da Ikea Portugal, Christiane Thomas.

A instalação solar fotovoltaica – que estará concluída na primavera de 2016 – vai ser realizada pela Ikaros-Hemera, uma participada do empresário Pais do Amaral e enquadra-se no objetivo da Ikea de, até 2020, ser autossuficiente a nível energético, ou seja, conseguir produzir a mesma quantidade de energia renovável que consome em todas as suas unidades, a nível global.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Primeira greve da história da Autoeuropa realizou-se a 30  de agosto. Fotografia: JFS / Global Imagens

Autoeuropa com seis listas para a comissão de trabalhadores

Fotografia: MIGUEL A. LOPES/ LUSA

OE2017: Défice desce para 1,9% do PIB no primeiro semestre

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, discursa durante a cerimónia de inauguração da nova área de produção da Bosch Security Systems, na zona Industrial de Ovar. Fotografia: PAULO NOVAIS/LUSA

Marcelo espera défice de 1,5% para este ano e crescimento de 3,2%

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Lojas Ikea em Portugal vão produzir energia solar