Mário Soares

Marcelo: “Mário Soares foi sempre um vencedor”

Homenagem a Mário Soares em julho de 2016. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa com Mário Soares. Fotografia:  EPA/ANTONIO COTRIM
Homenagem a Mário Soares em julho de 2016. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa com Mário Soares. Fotografia: EPA/ANTONIO COTRIM

"Como toda a personalidade de eleição, conheceu a glória e o revés, amores e desamores", lembrou Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reagiu há minutos à morte de Mário Soares. Marcelo lembrou o antigo Chefe de Estado como um vencedor e considera que Mário Soares passa a ser um inspirador que vai travar um último combate: a liberdade.

“Resta a Mário Soares, como inspirador, travar o verdadeiro combate: pela duradoura liberdade da justiça. Este é o combate da imortalidade do seu legado. Iremos vencê-lo; por ele, nunca desistiremos, como Soares nunca desistiu de Portugal, da Europa e do mundo livre. Mário Soares foi sempre um vencedor”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa em declaração à comunicação social.

Marcelo lembrou também a carreira de Mário Soares. “Como toda a personalidade de eleição, conheceu a glória e o revés, amores e desamores”. Isto passou pela defesa de Humberto Delgado, pela chegada a Santa Apolónia após o exílio em França, pela manifestação na Fonte Luminosa, o debate com Álvaro Cunhas, a chefia de Governo durante duas crises financeiras.

O atual chefe de Estado recordou também que Mário Soares sentiu o “calor irrepetível com os portugueses nas presidências abertas, o sonho de Timor Leste, a presença na manifestação contra a intervenção no Iraque, tudo em partilha com Maria de Jesus Barroso. O homem era sempre o mesmo. A causa a mesma: a liberdade.”

Mário Soares morreu este sábado aos 92 anos. Estava desde 13 de dezembro internado no hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: João Manuel Ribeiro/Global Imagens

IEFP. Número de desempregados inscritos desce em julho para valores de 2008

exportacoes

Défice externo dispara no primeiro semestre

telemóvel-800x450

Débitos diretos: Saiba como proteger-se de movimentos indevidos

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Marcelo: “Mário Soares foi sempre um vencedor”