Moody’s sobe para positiva perspetiva do ‘rating’ atribuída aos Açores e à Madeira

A agência de notação financeira Moody's melhorou a perspetiva do 'rating' atribuído às regiões autónomas da Madeira e dos Açores de estável para positiva.

A agência de notação financeira Moody’s melhorou a perspetiva do ‘rating’ atribuído às regiões autónomas da Madeira e dos Açores de estável para positiva.


A Moody’s mantém a notação de não investimento atribuída aos Açores (‘Ba2’, o segundo nível de lixo) e à Madeira (em ‘B1’, o quarto patamar de lixo).


A revisão da perspetiva de estável para positiva acontece depois de a agência de notação financeira ter melhorado o ‘outlook’ do rating atribuído à dívida soberana portuguesa, na passada sexta-feira, e “reflete a diminuição da pressão” sobre as regiões autónomas.


Para a Moody’s, a base de receita fiscal das duas regiões autónomas vai aumentar à medida que as perspetivas de crescimento económico do país no médio prazo melhoram, o que vai “resultar em mais transferências” para os dois governos regionais.


“Estes elementos vão apoiar os esforços das regiões para rebalançar os seus orçamentos e, dessa forma, e assim reduzir as suas necessidades de endividamento”, afirma a agência.



Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal  Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens

Mário Vaz. “Havendo frequências, em julho teríamos cidades 5G”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (C), durante a cerimónia militar do Instituto Pupilos do Exército (IPE), inserido nas comemorações do 108.º aniversário da instituição, em Lisboa, 23 de maio de 2019.  ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Marcelo: “Quem não for votar, depois não venha dizer que se arrepende”

Certificados

Famílias investiram uma média de 3,3 milhões por dia em certificados este ano

Outros conteúdos GMG
Moody’s sobe para positiva perspetiva do ‘rating’ atribuída aos Açores e à Madeira