Porcelana

Portugal Ventures vende ações da Vista Alegre por 12 milhões de euros

Fotografia: DR
Fotografia: DR

Sociedade de capital de risco do Estado vendeu os títulos com desconto de 34,5% face ao preço de mercado.

A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do Estado, encaixou 12,3 milhões de euros depois da venda de 8,2% das ações da Vista Alegre Atlantis. A operação realizada a 28 de dezembro de 2017 foi comunicada ao mercado esta quinta-feira e levou o grupo Visabeira a reforçar o controlo sobre a sociedade que gere a empresa de comercialização de produção, distribuição e venda de artigos de porcelana.

“Por contrato de compra e venda de ações celebrado em 28 de dezembro de 2017, a Visabeira Indústria SGPS, S.A. adquiriu, nessa data, fora de bolsa, à sociedade Portugal Capital Ventures […] um total de 125.000.000 de ações ordinárias, escriturais e nominativas […] representativas de 8,20% do capital social e dos direitos de voto da VAA – Vista Alegre Atlantis, SGPS, S.A. (“VAA”), pelo preço de €0,0983 por ação”, refere o comunicado difundido junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No dia 28 de dezembro, as ações da Vista Alegre Atlantis fecharam nos 15 cêntimos. Ou seja, a sociedade de capital de risco do Estado vendeu os títulos com desconto de 34,5% face ao preço de mercado.

Depois desta operação, o grupo Visabeira, liderado por Fernando Campos Nunes, passou a deter mais de 90% da Vista Alegre Atlantis, o que lhe permitiria, se assim quisesse, requerer a perda de qualidade de sociedade aberta e sair da Bolsa de Lisboa. Mas o grupo Visabeira garante ao mercado que vai manter-se na praça portuguesa e pretende dispersar mais capital a investidores.

“É intenção da Visabeira Indústria, na presente data, que a VAA mantenha a qualidade de sociedade aberta com as ações representativas do seu capital social admitidas à negociação na Euronext Lisbon, estando ainda a equacionar a possibilidade de um aumento do free float.”

A Vista Alegre Atlantis aprovou no início de dezembro um aumento de capital de 29,4 milhões de euros, para 121,9 milhões de euros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Tony Dias/Global Imagens)

Consumo dispara e bate subida de rendimentos

Hotéis de Lisboa esgotaram

“Grandes” eventos impulsionaram aumento dos preços na hotelaria em junho

TIAGO PETINGA/LUSA

Motoristas mantêm greve. “Vamos fazer diligências até chegarmos ao diálogo”

Outros conteúdos GMG
Portugal Ventures vende ações da Vista Alegre por 12 milhões de euros