Coronavírus

Português ISQ ajuda a testar máscaras para os funcionários do CERN

Pedro Almeida Matias, Presidente ISQ
(Diana Quintela/ Global Imagens)
Pedro Almeida Matias, Presidente ISQ (Diana Quintela/ Global Imagens)

Funcionários do maior laboratório de partículas do mundo contam com ajuda do instituto português para proteção certificada.

Portugal está a ajudar a certificar as máscaras de proteção individual dos funcionários do CERN, o maior laboratório de partículas do mundo. O ISQ – Instituto Superior de Qualidade está a apoiar nos ensaios à máscara que será utilizada pelo instituto suíço, segundo informação divulgada esta segunda-feira.

“Trata-se da realização de serviços de consultoria e testes para o desenvolvimento de uma máscara de proteção individual a ser usada pelos funcionários do CERN em ambiente coletivo e não clínico”, assinala Rodrigo Pascoal, responsável do instituto português que acompanha projetos com o CERN na área da fusão nuclear, citado em nota de imprensa.

As máscaras filtrantes são submetidas a “ensaios de inspeção visual, temperatura condicionada, desgaste simulado, teste de desempenho, inflamabilidade, teste de CO2, resistência à respiração, eficiência de filtração e pressão diferencial”, acrescenta André Mendes, da área de processos de engenharia e testes para a indústria automóvel.

As máscaras podem ser ‘sexy’ e a têxtil está a trabalhar para isso

O ISQ e o CERN são parceiros há vários anos. O instituto português ajudou na fase de construção do maior acelerador de partículas do mundo, com 27 quilómetros e que atravessa a fronteira entre França e Suíça. Esta colaboração vai repetir-se daqui a alguns anos, quando for desenvolvido o acelerador circular de partículas, com cerca de 100 quilómetros.

Para o líder do ISQ, Pedro Matias, esta parceria mostra a “enorme capacidade da indústria nacional e nomeadamente de empresas portuguesas subirem na cadeia de valor e prestar serviços de valor acrescentado em qualquer lugar do Mundo e para entidades de referência a nível internacional, como é o caso do CERN, o maior acelerador de partículas”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Português ISQ ajuda a testar máscaras para os funcionários do CERN