Emprego

Quais os perfis de engenharia mais procurados e os salários?

1-engenheiro-civil-1

Perfis com fortes conhecimentos técnicos e soft skills são os mais procurados em engenharia este ano.

Quarenta e sete por cento dos profissionais de engenharia e operações estão em busca de um novo desafio profissional, segundo o Salary Survey 2020 da Robert Walters. Mas quais os perfis mais procurados? Exigem-se fortes conhecimentos técnicos e soft skills.

“Algumas funções apresentarão uma procura crescente, nomeadamente director of operations (+5.8%); process engineer (+5.3%); product manager (+5.1%); project manager (+4.0%) ou maintenance Engineer (+2.6%)”, de acordo com as últimas tendências de emprego e de contratação em 2020 da Robert Walters. “Da mesma forma, algumas das skills com maior crescimento serão experiência em preventive maintenance (+49.8%), quality control (+17.5%), continuous improvement (+10.4%), product management (+13.2%) e operations Management (+10.2%).”

Info - Engenharia-01

No que diz respeito aos salários, 68% esperam receber um aumento este ano. Destes, 84% esperam vir a ganhar até mais 6%, 11% gostariam de aumentos entre 7 e 15%, e 5% esperam auferir mais de 16%. “Algumas posições esperam aumentos salariais significativos em 2020 face a 2019, nomeadamente Technical Directors, Plant Managers e Logistics Managers dentro de indústria e supply chain; Project Managers e Project Engineers na área da construção, O&M Supervisors e Asset Managers”, destaca o relatório.

Info - Engenharia-02O que faria 26% mudar de emprego seria mesmo a progressão na carreira. Atualmente, 68% dos profissionais de engenharia e operações em Portugal têm um contrato sem termo e permanecem em média 1.3 anos no mesmo emprego.

Com taxas tão elevadas de mobilidade destes profissionais, “as quatro principais motivações para uma mudança de emprego são um melhor pacote salarial e de benefícios, maior progressão de carreira, uma cultura corporativa mais positiva e uma maior segurança”, indica a Robert Walters.

“Salário e benefícios competitivos, bom work-life balance, assim como feedback e incentivo do manager são os três elementos principais para a satisfação laboral.” Os benefícios mais esperados, além do salário, são carro de empresa, seguro de saúde e de vida. “Para 42% dos profissionais de engenharia e operações, o grau de responsabilidade é também essencial para a sua satisfação no trabalho”, conclui.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
A Poveira, conserveira. Fotografia: Rui Oliveira / Global Imagens

Procura de bens essenciais dispara e fábricas reforçam produção ao limite

Fotografia: Regis Duvignau/Reuters

Quase 32 mil empresas recorrem ao lay-off. 552 mil trabalhadores em casa

coronavírus em Portugal (covid-19) corona vírus

266 mortos e 10 524 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Quais os perfis de engenharia mais procurados e os salários?