Drones

Salvamento com drone na Islândia recebe prémio europeu

salvamento drone, Islândia

Os EENA 112 Awards atribuem prémios a operações de emergência e salvamento. Um dos vencedores deste ano foi uma operação com um drone, na Islândia.

A European Emergency Number Association (EENA) juntou-se à DJI, empresa conhecida pelos drones que faz chegar ao mercado, e à NGO, uma companhia de segurança pública, de Bruxelas, para destacar a importância que a tecnologia pode ter no campo de resgate e salvamento.

Há dois anos que a EENA e a DJI trabalham juntas, para estudar de que forma é que podem ser desenvolvidas soluções e equipamento específico para auxiliar em operações de resgate e salvamento em situações complicadas. Como resultado dessa parceria, os EENA 112 Awards atribuíram um prémio de Outstanding Tech for Safety Award (em tradução livre, prémio de extraordinária tecnologia para a segurança).

O resgate com recurso a um drone da DJI foi feito pela equipa de resgate de Dalvik, na Islândia. A equipa de resgate teve de retirar dois primos de uma montanha, recorrendo ao drone para conseguir encontrar a lanterna do smartphone de um dos primos, num terreno com fraca visibilidade.

A carregar player...

Depois do prémio, a EENA e a DJI anunciaram um reforço desta parceria para investigação e desenvolvimento dos drones ao serviço das equipas de resgate. Segundo um comunicado, a próxima fase da colaboração entre as duas organizações passará pelo teste em situações reais de uso de drones em situações de salvamento. Isto tudo com o intuito de criar um conjunto de medidas para utilização de drones e treino de pilotos, tendo em conta as diferentes legislações ligadas à utilização de drone. Nesta primeira fase, os testes vão ser feitos na Irlanda.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Fotografia: André Vidigal/ Global Imagens)

Brexit trava preços das casas no Algarve

Angel Gurría, secretário-geral da OCDE, e Pedro Siza Vieira, ministro da Economia. Fotografia: Diana Quintela/ Global Imagens

OCDE. Alojamento cada vez mais caro ameaça turismo em Portugal

Jardim da Estrela, Lisboa Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens

Acciona. Depois da Graça, espanhóis compram prédio na Estrela

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Salvamento com drone na Islândia recebe prémio europeu