Banif

Supervisor impediu o Banif de pagar ao Estado

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, está a falar publicamente pela primeira vez sobre o caso Banif
( Vítor Rios / Global Imagens )
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, está a falar publicamente pela primeira vez sobre o caso Banif ( Vítor Rios / Global Imagens )

Carlos Costa acaba de assumir que foi o Banco de Portugal a proibir o Banif de pagar a última tranche de 125 milhões de euros ao Estado.

Foi o Banco de Portugal que impediu o Banif de pagar ao Estado a última tranche de Coco’s”, porque estava em causa o cumprimento dos rácios da instituição.

Ao falhar o pagamento de 125 milhões de euros, o Banif entrou em incumprimento, o que aumentou a pressão das autoridades europeias, nomeadamente da Direção-geral da Concorrência da Comissão Europeia.

Carlos Costa avança, na Comissão de Orçamento e Finanças, que foi precisamente o Banco de Portugal a travar o pagamento desse montante ao Estado para que os rácios do Banif não fossem afetados.

Recorde-se que o Banif recebeu, no final de 2012, 1100 milhões de euros de apoio estatal, dos quais 700 milhões representavam, no momento da resolução, uma posição de cerca de 60% no capital do Banif. Esta participação foi posta à venda num processo de alienação voluntária. Os restantes 400 milhões de euros em obrigações de capital contingente não foram reembolsados no prazo estipulado, porque o Banif incumpriu o pagamento da última pretação no montante de 125 milhões de euros.

Sempre que esteve em causa a necessidade de salvaguardar os rácios, o Banco de Portugal emitiu o seu parecer”, sublinhou o supervisor.

A atividade do Banif foi vendida ao Santander Totta por 150 milhões de euros a 20 de dezembro, num contexto de resolução da instituição fundada por Horácio Roque.

O governo e o supervisor justificaram a decisão com as imposições das autoridades europeias e a inviabilização da venda da posição de cerca de 60% do Estado no capital do Banif. Dia 3 de fevereiro arranca a comissão de inquérito parlamentar ao caso Banif.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
uber-tesla-disruptive-technology-0bc8da5cd017620ee9172d45b52eb29b058ab4c3

Uber escolhe Lisboa para instalar centro de excelência Europeu

Fotografia: Leonardo Negrão/Global Imagens

Trabalhadores destacados vão ganhar o salário do país de acolhimento

Comissão investiga práticas fiscais a Bélgica

Os sete países mais endividados da Zona Euro

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Supervisor impediu o Banif de pagar ao Estado