Investimento

Terceira travessia do Tejo volta ao topo da lista de prioridades do PS

Ponte Vasco da Gama.
( Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens )
Ponte Vasco da Gama. ( Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens )

Socialistas querem ressuscitar projeto antigo de José Sócrates.

Nos próximos dez anos, o Partido Socialista quer ressuscitar o plano de José Sócrates, de ligar Chelas ao Barreiro através de uma terceira travessia do Tejo. O projeto tinha sido lançado pelo ex-primeiro-ministro em março de 2009, mas acabou abandonado ano e meio depois. Agora, regressa ao Programa Nacional de Investimento 2030 do PS, segundo o Negócios.

O documento, desenvolvido por um grupo de trabalho parlamentar, apresenta 100 propostas. Uma delas é a ligação Chelas – Barreiro, apresentada como “integrada numa visão nacional de desenvolvimento harmonioso da Área metropolitana de Lisboa, que responda às necessidades da população e economia nacional”. Não é indicado sobre o tipo de tráfego a circular na futura ponte. No projeto de José Sócrates, a travessia seria feita exclusivamente por comboio.

Também o Bloco de Esquerda e o PCP apresentam a terceira travessia do Tejo como prioridade para a próxima década. Os comunistas defendem uma via tanto rodoviária como ferroviária. Já o BE prefere a exclusividade dos comboios, num plano que se estende até 2040. Só o PSD e o CDS-PP não mencionam o projeto nas suas propostas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Mário Centeno

Centeno volta a cativar mais dinheiro

Natalidade. Fotografia: Pedro Granadeiro / Global Imagens

Despesa com apoios à família é a quinta mais baixa da UE

Foto: D.R.

Coronavírus: EasyJet vai cancelar voos de e para Itália

Terceira travessia do Tejo volta ao topo da lista de prioridades do PS