Impostos

Fisco cria linha telefónica para acompanhar reembolso do IRS

(DR)
(DR)

O fisco lançou uma linha telefónica de atendimento automatizado que permite verificar o estado em que se encontra o reembolso do IRS. E do IVA.

Cumprida a entrega da declaração anual do IRS, a atenção dos contribuintes vira-se para o reembolso a que têm direito e para o tempo que este demora a chegar à sua conta. Este ano, com a declaração automática e a promessa de que o reembolso chega em metade do prazo médio habitual, a fasquia está ainda mais alta. O fisco está ciente desta situação e decidiu criar um atendimento automatizado de reembolsos na sua linha telefónica de apoio aos contribuintes.

Leia também o artigo IRS: Faça as contas à sobretaxa

Para conhecer o estado em que se encontra o reembolso do IRS basta, assim, ligar o 217 206 707. Uma vez marcado o número, há que escolher a opção IRS e depois seguir para ‘reembolsos’. Para usufruir deste serviço, os contribuintes devem obter previamente no Portal das Finanças um código de acesso telefónico – passo essencial para garantir que todo o processo decorre com a segurança e o sigilo necessários.

E de que forma é que este acesso telefónico se obtém? Acedendo, no Portal, à área de ‘serviços tributários’ e, dentro desta seguindo para ‘contacte-nos e-balcão’ e depois para ‘obter acesso telefónico’. Cumpridos estes passos deve escolher-se e preencher-se um código com seis dígitos e confirmá-lo de imediato.

Leia também o artigo 14 Dicas para preencher o IRS e receber o reembolso mais cedo

A informação sobre o estado do reembolso pode também ser obtida no Portal das Finanças, acedendo da forma habitual, isto é, usando a senha de acesso e entrando em ‘serviços-cosultar-informaçãofinanceira-movimentos financeiros-exercício (2016)-imposto: IRS”.

Este serviço está também disponível para quem pretenda acompanhar o estado do reembolso do IVA – uma questão relevante sobretudo para as empresas. Os passos atrás descritos são idênticos, a única diferença está, naturalmente, no nome do imposto pelo qual se deve optar.

Leia ainda o artigo Guia para não se perder nos anexos em papel ou no Portal

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Leilões de casas da câmara, na Rua da Aliança Operária n 28-30. (Orlando Almeida / Global Imagens)

Já se paga 12 meses à cabeça para conseguir arrendar casa

Mário Centeno. Fotografia: EPA/SHAWN THEW

Portugal tem este ano a maior redução de juros desde a adesão ao euro

António Costa, primeiro-ministro. Fotografia: EPA/David Fernandez

António Costa anuncia aumento do salário mínimo em 2019

Outros conteúdos GMG
Fisco cria linha telefónica para acompanhar reembolso do IRS