depósitos

Taxa de juros dos depósitos bateu novo mínimo histórico em janeiro

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

A taxa de juro dada pelos bancos nas novas operações de depósitos de particulares atingiu um novo mínimo histórico em janeiro.

A taxa de juro dada pelos bancos nas novas operações de depósitos de particulares atingiu um novo mínimo histórico em janeiro, com a média a situar-se em 0,49%, segundo os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal.

Já a taxa de juro média nos depósitos de empresas ficou nos 0,32%, também neste caso um valor mínimo alguma vez registado desde que o regulador e supervisor bancário faz a compilação desta informação.

Leia também: Depósitos a prazo dão quase 0%. Onde poupar em 2016?

As taxas de juro têm vindo a descer consecutivamente, sendo cada vez menos a remuneração oferecida pelos bancos para ‘guardarem’ o dinheiro dos clientes.

A taxa média dos novos depósitos de particulares de janeiro deste ano, de 0,49%, já tem uma diferença significativa face ao registado no primeiro mês de 2015, de 1,24%, mas é ainda maior se andarmos mais alguns anos para trás.

Em janeiro de 2014, a taxa média era de 2,01%, em janeiro de 2013 de 2,57% e em 2012 de 3,87%. Já em 2010 e 2011, a taxa média das novas operações de depósitos rondava cerca de 2%, valor bem diferente do atualmente praticado.

O total de depósitos colocado nos bancos portugueses em janeiro era de 167.554 milhões de euros, menos 681 milhões de euros do que em dezembro, mas mais 5.230 milhões de euros face a janeiro de 2015.

Os particulares têm aumentado o valor depositado nos bancos, apesar da baixa remuneração oferecida, enquanto as empresas têm diminuído a poupança colocada nas instituições.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
coronavirus lay-off trabalho emprego desemprego

Empresas com quebras de 25% vão poder pedir apoio à retoma

CMVM. Fotografia: DR

Auditores: CMVM encontrou 66 irregularidades graves

isabel dos santos nos

Luanda Leaks: CMVM envia processos para o Ministério Público

Taxa de juros dos depósitos bateu novo mínimo histórico em janeiro