Coronavírus

Saiba como criar máscaras em casa. Passo a passo

Como criar máscaras em casa-01

A Direcção-Geral da Saúde já aconselha o uso generalizado de máscaras, em alinhamento com as recomendações da OMS no âmbito da pandemia covid-19

Nesta fase da pandemia e com a transmissão comunitária ainda ativa e a necessidade de reduzir a taxa de crescimento de casos, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) já recomenda de forma generalizada ao uso de máscara pela população, dividindo em três o tipo de máscaras.

As recomendações têm estado alinhadas com as indicações europeias e da Organização Mundial de Saúde e refletem também se há ou não máscaras suficientes no Serviço Nacional de Saúde. O que parece certo é que as máscaras, dependendo do nível de eficiência que têm, são uma forma de reduzir as hipóteses de contágio.

As máscaras cirúrgicas e os equipamentos de proteção individual, necessários a elementos de alguns grupos profissionais, durante o exercício de determinadas funções que obrigam a um contacto próximo de outras pessoas são recomendadas há já algum tempo.

Estão nesta situação profissionais das forças de segurança e militares, bombeiros, distribuidores de bens essenciais ao domicílio, trabalhadores nas instituições de solidariedade social, lares e rede de cuidados continuados integrados, agentes funerários e profissionais que façam atendimento ao público, onde não esteja garantido o distanciamento social.

A DGS continua a indicar que a melhor forma de prevenir o contágio ainda é o isolamento social, lavar as mãos com água e sabão com frequência, cobrir a boca com o cotovelo ao tossir e espirrar, e evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos, mas se tiver de sair mesmo uma máscara chamada agora de social, com menos hipóteses apesar de tudo de evitar o contágio do que uma cirúrgica, é útil.

No entanto, não se deve esquecer: deve continuar a manter as distâncias de outras pessoas (acima dos dois metros, se possível) e não se sentir particularmente mais seguro com a máscara, já que o nível de eficácia é muito reduzido.

O Dinheiro Vivo apresenta, de seguida, dicas passo a passo de como fabricar uma máscara caseira, a tal máscara social, mesmo que o nível eficácia seja muito mais reduzido do que uma máscara cirúrgica.

Como criar máscaras em casa-02 Como criar máscaras em casa-03 Como criar máscaras em casa-04 Como criar máscaras em casa-05 Como criar máscaras em casa-06 Como criar máscaras em casa-07 Como criar máscaras em casa-08 Como criar máscaras em casa-09

Uma outra opção é usar o tecido de uma t-shirt para a tal máscara social (se conseguir juntar algum tecido impermeável como poliéster será ainda mais eficaz – o Infarmed faz referência a isso mesmo neste artigo) em não permitir as gotículas microscópicas que não de veem do vírus a passar.

Como criar máscaras em casa-10 Como criar máscaras em casa-11 Como criar máscaras em casa-12

Para que esta proteção facial seja mais eficaz, deve cobrir desde o nariz até ao queixo e ajustar-se bem ao rosto para que não haja fugas de maior. Deve ter algum tipo de material filtrante e ser feita de material não irritante para a pele (100% algodão, sem elastano, de preferência). O material deve permitir respirar sem restrições.

E não se esqueça, a máscara não impede o contágio. O isolamento físico de outras pessoas é bem mais eficaz, especialmente nesta altura em que o vírus continua “à solta” em Portugal.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa (D), e o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (E), participam na conferência de imprensa no final de uma reunião, em Loures. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Costa: “Há países que foram colocados em listas vermelhas por retaliação”

João Rendeiro, ex-gestor do BPP

João Rendeiro, ex-presidente do BPP, condenado a pena de prisão

O deputado do Partido Social Democrata (PSD) Ricardo Batista Leite. (RODRIGO ANTUNES/LUSA)

PSD quer transferir reuniões do Infarmed para o parlamento

Saiba como criar máscaras em casa. Passo a passo