Coronavírus

Madeira regista mais dois casos positivos

EPA/HOMEM DE GOUVEIA
EPA/HOMEM DE GOUVEIA

A Madeira regista hoje mais dois doentes infetados com o novo coronavírus, elevando para 129 o total de casos positivos notificados, revelou o Instituto da Administração da Saúde (IASAÚDE).

“Nas últimas 24 horas, há dois novos casos positivos a reportar, pelo que a região apresenta agora um total cumulativo de 129 casos confirmados da covid-19”, refere o boletim epidemiológico sobre a situação no arquipélago.

O IASAÚDE adianta haver ainda a reportar “a identificação de mais três situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde”.

“Tratam-se de três viajantes identificados na operação de rastreio em curso no aeroporto da Madeira, que foram submetidos a análises laboratoriais no local. As investigações epidemiológicas estão em curso”, acrescenta.

Este organismo contabiliza até à data 100 casos recuperados na região, sendo 29 os casos de infeção ativos.

“Os 29 casos ativos consistem em 26 casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e três casos de transmissão local”, explica.

Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 25 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, uma no domicílio respetivo, duas encontram-se hospitalizadas em Unidade de Internamento Polivalente dedicada à covid-19 e uma permanece em Unidade de Cuidados Intensivos dedicada.

Até ao dia 13 de agosto, segundo o boletim, “foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 1.588 notificações de casos suspeitos da covi-19, sendo que 1.459 não se confirmaram.

À data, 19.183 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação ‘MadeiraSafeToDiscover’, das quais 8.031 estão em vigilância ativa.

Até ao fim de quarta-feira, no laboratório de Patologia Clínica do Serviço Regional de Saúde foram processadas 57.503 amostras para teste de PCR.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 27.797 colheitas para teste à covid-19 realizadas até às 17:00 de hoje.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 749 mil mortos e infetou mais de 20,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.770 pessoas das 53.548 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa, intervém durante a cerimónia de assinatura de declaração de compromisso de parceria para Reforço Excecional dos Serviços Sociais e de Saúde e lançamento do programa PARES 3.0, no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa, 19 de agosto de 2020. ANDRÉ KOSTERS/LUSA

“Na próxima semana podemos chegar aos 1000 casos por dia”, avisa Costa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. FILIPE FARINHA/LUSA

Marcelo promulga descida do IVA da luz consoante consumos

Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens

Apoio a rendas rejeitado devido a “falha” eletrónica

Madeira regista mais dois casos positivos