Tecnologia

Apple atualiza software para desbloqueio mais rápido quando está de máscara

person-using-macbook-and-iphone-x-2764668

A Apple atualizou o sistema operativo iOS para simplificar o processo de desbloqueio através do Face ID quando está a usar uma máscara.

A nova atualização do sistema operativo para dispositivos móveis iOS disponibiliza uma melhoria na tecnologia de reconhecimento facial da Apple que permitirá reconhecer o utilizador mesmo quando este está de máscara.

As melhorias pensadas para quando o utilizador está a utilizar equipamento de proteção estavam a ser testadas pela tecnológica há já algumas semanas. Após os testes, a versão 13.5 do iOS está a ser gradualmente disponibilizada para os dispositivos móveis da Apple.

A atualização inclui várias melhorias impulsionadas pelo contexto da pandemia de covid-19. Assim, em relação ao Face ID, a Apple refere que simplificou o processo de desbloqueio através de reconhecimento facial quando o utilizador usa máscara e que o campo de Passcode será apresentado automaticamente quando o utilizador fizer um movimento de arrastar no ecrã principal quando estiver a utilizar máscara. É ainda indicado na descrição da atualização que isto também funcionará ao usar outros serviços da Apple que necessitem de autenticação através do Face ID, como a App Store, Apple Pay ou iTunes.

Além da atualização ao Face ID, é ainda disponibilizada uma API (interface de programação de aplicações) de notificações compatível com as aplicações de rastreio de contágio da covid-19 (também conhecida como contact tracing) que está a ser adotada em vários países.

Com as aplicações de videochamada a serem cada vez mais usadas, a atualização de software também traz uma novidade para o FaceTime, o serviço de videochamada da Apple. No iOS 13.5 o utilizador poderá controlar as alterações de tamanho às imagens de vídeo das pessoas com quem está a conversar. Anteriormente, durante uma conversa com várias pessoas, era possível existirem alterações de tamanho quando um utilizador falava.

Vale a pena recordar que, antes de fazer qualquer atualização de software no iPhone, convém perceber se é assegurada a compatibilidade com o dispositivo e garantir que há espaço suficiente no telefone. Ainda antes de começar, convém também fazer uma cópia de segurança apenas por precaução.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa. JOÃO RELVAS/POOL/LUSA

Governo cria complemento salarial até 350 euros para trabalhadores em lay-off

O primeiro ministro, António Costa, fala aos jornalistas durante a conferência de imprensa, 04 junho 2020, realizada no final da reunião do Conselho de Ministros, no Palácio da Ajuda, em Lisboa.     MANUEL DE ALMEIDA / POOL/LUSA

Banco de Fomento para Portugal com “aprovação provisória”

O primeiro ministro, António Costa, fala aos jornalistas durante a conferência de imprensa realizada no final da reunião do Conselho de Ministros, no Palácio da Ajuda,  em Lisboa, 29 de maio de 2020. O Governo decidiu adiar a passagem para a terceira fase de desconfinamento na Área Metropolitana de Lisboa e criou regras especiais, sobretudo em atividades que envolvem “grande aglomerações de pessoas”.  MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Trabalhadores em lay-off passam a receber entre 77% e 92% do salário

Apple atualiza software para desbloqueio mais rápido quando está de máscara