Coronavírus

ZenZoe. Chega a Portugal robô que elimina 99,9% dos vírus em espaços públicos

ZenZoe
(DR)
ZenZoe (DR)

Robô feito em Espanha usa luz ultravioleta para eliminar o novo coronavírus, tem sido usado em aeroportos e é lançado agora em Portugal.

Chama-se ZenZoe e, de acordo com um estudo que terá sido feito na Universidade de Boston, “tem uma eficácia de 99,99% na eliminação do vírus” e “eliminar o novo coronavírus de espaços públicos”. Este pequeno robô que usa um tipo de luz ultravioleta (UV-C) “que permite eliminar os agentes patogénicos do ar e de qualquer superfície em tempo mínimo” é agora lançado em Portugal, de acordo com comunicado oficial.

Desenvolvido pela ASTI Mobile Robotics – empresa de tecnologia e robótica sedeada em Espanha – e pela BOOS Technical Lighting, o ZenZoe é agora distribuído em Portugal pela Aura Light e já estará a terá sido usado em Espanha em locais como escolas, clínicas e centros comerciais, bem como o Aeroporto de Barajas, Estádio do Villarreal e Hospital Universitário de Burgos.

“É o desenho exclusivo da lâmpada de luz ultravioleta utilizada e a sua potência, intensidade e dimensão que, combinadas com o movimento contínuo do robô, permite realizar uma limpeza eficaz, a todos os pontos e zonas críticas, fazendo uma desinfeção a nível horizontal e vertical”, revela a empresa em comunicado.

O tempo de limpeza anunciado é de oito minutos para desinfetar uma área de 25 metros quadrados. É ainda indicado que a luz ultravioleta utilizada pelo ZenZoe foi testada pelos investigadores do Laboratório Nacional de Doenças Infecciosas Emergentes (NEIDL) da Universidade de Boston que expuseram materiais infetados com o SARS-CoV-2 (vírus que provoca a covid-19) concluindo que, com a dose e aplicação indicadas, reduz o vírus em 99,99%.

A empresa explica ainda que a ação do ZenZoe não é tóxica e não tem custos para o meio ambiente, nem implica tempos de espera para que se possa voltar a utilizar o espaço desinfetado. “A tecnologia está indicada para ser utilizada em diversos espaços: de hospitais a fábricas, centros comerciais, escritórios ou outras instalações de grande dimensão”.

Em Portugal já existem projetos dentro desta área de robôs de desinfeção relacionada com o novo coronavírus. Um deles foi lançado pela In Tech -Integrated Technology e mais não é do que um robô chamado Lighthouse – emite luz a 360º -, para desinfeção por luz ultravioleta gama C (UV-C), vocacionado para a desinfeção de locais onde a exposição a vírus e bactérias é elevada.

Trata-se de um equipamento desenvolvido em parceria entre Portugal (Coimbra) e o Luxemburgo, sendo fabricado no Luxemburgo pela empresa SolarCleanoe. É comercializado em Portugal e nos mercados internacionais pela empresa In Tech -Integrated Technology, parceira portuguesa do projeto e que indica já ter colocado esta tecnologia no Médio Oriente.

(atualizado a 7 de julho com mais dados sobre empresa portuguesa com robô semelhante)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: EPA/PATRICK SEEGER

Bruxelas dá luz verde a Banco Português de Fomento

Exemplo de ouro numa loja de câmbio em Klaaswaal, Países Baixos. (EPA/ROBIN VAN LONKHUIJSEN)

Ouro atinge recorde e excede os 2 mil dólares

Centenas de turistas visitam todos os dias os jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens

FMI: Portugal com perdas acima de 2% do PIB devido à quebra no turismo

ZenZoe. Chega a Portugal robô que elimina 99,9% dos vírus em espaços públicos