mobilidade

Universidade do Minho ajuda Moovit a mapear transportes de Guimarães

A comunidade de Mooviters, os utilizadores da aplicação, tem representantes em vários países. Foto: Moovit
A comunidade de Mooviters, os utilizadores da aplicação, tem representantes em vários países. Foto: Moovit

Os estudantes da Universidade do Minho vão ajudar a aplicação Moovit a mapear os transportes públicos de Guimarães.

Naquela que é a primeira edição do programa Moovit University em Portugal, os estudantes da Universidade do Minho, orientados pelo professor Henrique Santos, serão parceiros da aplicação de soluções de mobilidade. O objetivo da parceria passa pelo mapeamento dos transportes públicos em Guimarães e também outras zonas do norte do país, permitindo que a população possa ter acesso a mais informações sobre opções de transporte coletivo.

O trabalho conjunto, a realizar por estudantes do Departamento de Sistemas de Informação da UMinho, no âmbito do LabSecIoT@DSI-UMinho, powered by Digitalsign, terá início esta sexta-feira, 29 de maio, quando 50 estudantes da Universidade participam num webinar com o Moovit. Os alunos serão apresentados à criação de dados para formar um ficheiro GTFS (General Transit Feed Specification), utilizado em aplicações de navegação, por meio do Transit Data Manager do Moovit.

Em comunicado, é indicado que os estudantes irão mapear e rever informações sobre 40 linhas de autocarro na região.

“Esta é a primeira ação do projeto Moovit University em Portugal, após atividades bem sucedidas no Brasil, Estados Unidos, Israel e outros países. Em iniciativas como esta, o Moovit une-se aos universitários para trazer benefícios a toda a comunidade”, diz Manuel Molés, gerente de parcerias da empresa, citado em comunicado.

O webinar será apresentado pela equipa da Moovit, e por um dos seus embaixadores, Raúl Campos, designado para o Porto e Região Norte de Portugal. Os embaixadores representam os Mooviters, comunidade de editores locais do Moovit. Atualmente, são 685 mil Mooviters em 142 países, responsáveis pelo mapeamento de 77% das cidades disponíveis na aplicação.

A Moovit foi recentemente adquirida pela Intel. A empresa tem mais de 800 milhões de utilizadores que utilizam a app para circular em mais de 3200 cidades.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Biedronka assegura 68% das vendas; Pingo Doce 24%

Jerónimo Martins vai impugnar coima de 24 milhões na Polónia

Parque Eólico

EDP Renováveis vende sete parques eólicos à Finerge em Espanha

Luís Máximo dos Santos é presidente do Fundo de Resolução.

Fundo de Resolução diz que comprador da GNB tinha a proposta “mais atrativa”

Universidade do Minho ajuda Moovit a mapear transportes de Guimarães