Turismo

Turismo: Portugal empenhado em manter atuais corredores aéreos

Turistas a chegarem ao aeroporto de Lisboa com mascaras para se protejerem do COVID 19.
( Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens )
Turistas a chegarem ao aeroporto de Lisboa com mascaras para se protejerem do COVID 19. ( Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens )

O Governo quer garantir que os países europeus que autorizam voos para Portugal "mantêm essa decisão".

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, garantiu esta quarta-feira que o Governo está empenhado em manter os atuais corredores aéreos, incluindo com países como a Alemanha, tal como em reverter a decisão do Reino Unido de excluir Portugal da sua lista de países para os quais não há restrições aéreas.

A governante adiantou, numa audição no Parlamento, que “ainda hoje se realiza mais uma reunião técnica com o Reino Unido”, onde estarão presentes representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Saúde.

“Estamos empenhados em clarificar a questão específica de cada região (do país)”, afirmou Rita Marques aos deputados na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

Salientou que Portugal continua a defender que seja “privilegiado um critério único na Europa” para aferir quais os destinos seguros no âmbito da epidemia do novo coronavírus.

Além de estar a tentar convencer o Reino Unido a incluir Portugal na sua lista de países sem restrições aéreas, o Governo tem “uma segunda prioridade que se prende com garantir que os Estados membros que nos colocam na via verde mantêm essa decisão”, disse Rita Marques.

O Reino Unido anunciou no dia 3 de julho que Portugal continental está fora do corredor turístico do Reino Unido, mas os Açores e a Madeira estão na lista.

O novo coronavírus, que origina a doença covid-19, tem uma taxa de mortalidade de 4,4%, segundo os últimos dados da Organização Mundial da Saúde. Tal como acontece com as restantes doenças do foro respiratório, a maioria das vítimas mortais são idosos e pessoas com outras doenças diagnosticadas.

Atualizada às 13H15 com mais informação

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Economia portuguesa afunda 16,3% entre abril e junho

Visitantes na Festa do Avante.

Avante!: PCP reduz lotação a um terço, só vão entrar até 33 mil pessoas por dia

covid 19 portugal casos coronavirus DGS

Mais 235 infetados e duas mortes por covid-19 em Portugal. Números baixam

Turismo: Portugal empenhado em manter atuais corredores aéreos