Coronavírus

Turismo praticamente paralisado em abril

lisboa casas turismo salarios portugal
Fotografia: Liam Mckay/Unsplash

Já era esperado e os dados da estimativa rápida do INE comprovam: a atividade turística esteve praticamente parada no mês de abril em Portugal.

O Estado de Emergência, devido à pandemia do novo coronavírus, foi implementado pela primeira vez a 19 de março e o mês seguinte, abril, foi todo passado em Estado de Emergência, estando assim em vigor várias restrições. Durante o período da Páscoa e no fim do mês foram aplicadas medidas ainda mais restritivas, como a proibição de sair do concelho de residência. Não é por isso de estranhar que, perante tantas restrições que Portugal e outros países aplicaram, a atividade turística tenha se ressentido fortemente. Os dados do Instituto Nacional de Estatística vêm confirmar esse retrato.

No mês passado, e de acordo com a estimativa rápida do gabinete de estatística nacional, o setor do alojamento turístico “deverá ter registado 68,0 mil
hóspedes e 193,8 mil dormidas, o que corresponde a variações de -97,1% e -96,7%, respetivamente (-62,3% e -58,7% em março, pela mesma ordem)”.

A maioria das unidades de alojamento para turistas (tal como outras atividades indiretamente ligadas ao setor como a restauração) estiveram encerradas durante o mês de abril. A falta de procura levou as unidades a encerrar temporariamente. Houve, no entanto, algumas que permaneceram abertas para apoiar os profissionais que, por motivos vários, não podiam regressar a suas casas devido aos riscos associados à pandemia.

As dormidas nos estabelecimentos afundaram em abril. As dormidas dos residentes tombaram 92,7% face ao mesmo período de 2019 e 57,6% face a março. As dos
não residentes terão decrescido 98,3%.

Em 2020, a Páscoa foi em abril, uma época que tipicamente dá um balão de oxigénio ao setor. Contudo, e dado a situação que o País atravessou, tal não se verificou.

Apesar de o mês de maio ainda não ter terminado, é possível especular que a atividade turística não seja muito diferente da registada em abril. Muitos hotéis estão ainda encerrados e as reaberturas estão previstas sobretudo para junho e julho.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Paschal Donohoe

Sucessor de Centeno: Irlandês Donohoe surpreende e bate espanhola Calviño

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Défice de 2020 vai ser revisto para 7%. Agrava previsão em 0,7 pontos

Comissário Europeu Valdis Dombrovskis. Foto: STEPHANIE LECOCQ / POOL / AFP)

Bruxelas acredita que apoio a empresas saudáveis estará disponível já este ano

Turismo praticamente paralisado em abril