Vodafone IA

Mário Vaz. Inteligência artificial “já não é ficção científica”

A carregar player...

O CEO da Vodafone garante que a transformação digital está aí e "vai impactar o mundo inteiro" e que vai criar uma sociedade "mais feliz"

A inteligência artificial “já não é ficção científica”, é uma “realidade ao alcance de qualquer empresa e brevemente ao alcance de qualquer pessoa”. Esta é a convicção do CEO da Vodafone, Mário Vaz, que se assume um “otimista” no que a esta revolução diz respeito. “Sabendo-se que já existe e antecipando-se o que dela pode resultar, temos o material necessário para desenharmos o projeto e os adequados planos de obra e de especialidades para requalificar a sociedade atual”, explica, sublinhando: “Temos a vantagem de poder antever vantagens, riscos e oportunidades”.

Mário Vaz falava na sessão de abertura da Vodafone Business Conference, que está a decorrer esta manhã na Alfândega do Porto, sobre o tema da inteligência artificial. Que, acredita o responsável da Vodafone, não tem de ser destruidora, mas transformadora. “Acreditamos que a tecnologia é positiva e que tem um enorme potencial para mudar a vida das pessoas para melhor”, afirma.

E para os que temem que a inteligência artificial venha a eliminar milhões de postos de trabalho, Mário Vaz é perentório: “Cabe-nos a nós assegurar que a robótica, a aprendizagem das máquinas não se sobrepõe à Humanidade”. Como? Reconhecendo que a tecnologia “não vai parar de evoluir”, que a inteligência artificial “é inevitável” e vai “impactar o mundo inteiro”. O que significa que “não podemos ficar indiferentes”, é preciso “endereçar esta transformação de todos os ângulos”, sejam eles tecnológicos, sociais, económicos e políticos.

“Preparar melhor os profissionais de sucesso do futuro” é vital, acredita Mário Vaz, para quem “o mais importante é fazer coexistir os empregos existentes e os futuros, preparando-nos para todas as mudanças que o progresso tecnológico vai trazer”. Porque todos temos a ganhar com isso. “Uma sociedade de talentos alicerçada pela inteligência artificial vai potenciais uma sociedade mais feliz, tanto a nível pessoal como profissional”, assegura.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
ExpoDubai2020 2

Uma smart city no meio do deserto. Bem-vindos aos bastidores da Expo Dubai 2020

ExpoDubai2020 2

Uma smart city no meio do deserto. Bem-vindos aos bastidores da Expo Dubai 2020

Lisboa-13/11/2019  - Lic’nio Pina (Presidente do CrŽdito Agr’cola Mœtuo), convidado da entrevista A Vida do Dinheiro.
(PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Licínio Pina: “Os bancos têm abusado um bocadinho, há comissões para tudo”

Outros conteúdos GMG
Mário Vaz. Inteligência artificial “já não é ficção científica”