Web Summit 2018

Marcelo manda mensagem para o mundo: “Usem a revolução digital para a paz”

Lisboa, 08/11/2018 - Realizou-se no Altice Arena em Lisboa de 5 a 8 de Novembro o Web Summit 2018. Marcelo Rebelo de Sousa
(Filipe Amorim / Global Imagens)
Lisboa, 08/11/2018 - Realizou-se no Altice Arena em Lisboa de 5 a 8 de Novembro o Web Summit 2018. Marcelo Rebelo de Sousa (Filipe Amorim / Global Imagens)

Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma mensagem forte na cerimónia de encerramento da terceira edição da Web Summit em Portugal.

“Depende de vós, usar a revolução digital para o diálogo, para a paz. Esse é o desafio, é difícil, duro, porque esta onda que está a atravessar o globo vai durar e é o oposto da revolução digital, o oposto do significado da revolução digital”, disse, em alusão às fases mais extremistas que alguns países estão a atravessar.

“O digital é sobre a liberdade, abrir economias, abrir sociedades e estamos a ver em todo o mundo o oposto. Vemos xenofobia, intolerância, estamos a ver fronteiras a fecharem-se”.

“É por isso que temos de lutar pelos valores e princípios da liberdade, multilateralismo, paz, por algo pelo qual valha a pena viver. Têm de levar esta mensagem pelo mundo, não ficar com esta mensagem apenas em vós. Vocês são pioneiros”, sublinhou o Presidente da República.

“Não se esqueçam do resto da sociedade e ajudem a criar um mundo melhor”, pediu Marcelo Rebelo de Sousa. “Vim de um encontro com refugiados e migrantes, não devem esquecer o resto da sociedade. O digital é muito importante. A educação digital é um ponto importante, devem lembrar-se dos outros. Não apenas nas gerações mais jovens, não devemos criar declives baseados na idade”.

Antes de expressar a sua mensagem de inclusão, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou os desafios que tinham ficado por resolver na edição do ano passado. O principal era manter a Web Summit em Portugal, uma missão que foi bem-sucedida. “Agradecemos ao Paddy [CEO da Web Summit], ao presidente de Câmara de Lisboa, ao Governo português e a todos vós”.

Agora que a Web Summit vai ficar em Lisboa durante dez anos, Marcelo diz que é preciso fazer “melhor e diferente”, para que o evento possa transformar-se mais numa “plataforma digital”, de Portugal, da Europa e do mundo. “Precisamos de criar uma plataforma digital em Lisboa, não apenas um evento de quatro dias”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal  Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens

Mário Vaz. “Havendo frequências, em julho teríamos cidades 5G”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (C), durante a cerimónia militar do Instituto Pupilos do Exército (IPE), inserido nas comemorações do 108.º aniversário da instituição, em Lisboa, 23 de maio de 2019.  ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Marcelo: “Quem não for votar, depois não venha dizer que se arrepende”

Certificados

Famílias investiram uma média de 3,3 milhões por dia em certificados este ano

Outros conteúdos GMG
Marcelo manda mensagem para o mundo: “Usem a revolução digital para a paz”