Web Summit 2018

Marcelo manda mensagem para o mundo: “Usem a revolução digital para a paz”

Lisboa, 08/11/2018 - Realizou-se no Altice Arena em Lisboa de 5 a 8 de Novembro o Web Summit 2018. Marcelo Rebelo de Sousa
(Filipe Amorim / Global Imagens)
Lisboa, 08/11/2018 - Realizou-se no Altice Arena em Lisboa de 5 a 8 de Novembro o Web Summit 2018. Marcelo Rebelo de Sousa (Filipe Amorim / Global Imagens)

Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma mensagem forte na cerimónia de encerramento da terceira edição da Web Summit em Portugal.

“Depende de vós, usar a revolução digital para o diálogo, para a paz. Esse é o desafio, é difícil, duro, porque esta onda que está a atravessar o globo vai durar e é o oposto da revolução digital, o oposto do significado da revolução digital”, disse, em alusão às fases mais extremistas que alguns países estão a atravessar.

“O digital é sobre a liberdade, abrir economias, abrir sociedades e estamos a ver em todo o mundo o oposto. Vemos xenofobia, intolerância, estamos a ver fronteiras a fecharem-se”.

“É por isso que temos de lutar pelos valores e princípios da liberdade, multilateralismo, paz, por algo pelo qual valha a pena viver. Têm de levar esta mensagem pelo mundo, não ficar com esta mensagem apenas em vós. Vocês são pioneiros”, sublinhou o Presidente da República.

“Não se esqueçam do resto da sociedade e ajudem a criar um mundo melhor”, pediu Marcelo Rebelo de Sousa. “Vim de um encontro com refugiados e migrantes, não devem esquecer o resto da sociedade. O digital é muito importante. A educação digital é um ponto importante, devem lembrar-se dos outros. Não apenas nas gerações mais jovens, não devemos criar declives baseados na idade”.

Antes de expressar a sua mensagem de inclusão, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou os desafios que tinham ficado por resolver na edição do ano passado. O principal era manter a Web Summit em Portugal, uma missão que foi bem-sucedida. “Agradecemos ao Paddy [CEO da Web Summit], ao presidente de Câmara de Lisboa, ao Governo português e a todos vós”.

Agora que a Web Summit vai ficar em Lisboa durante dez anos, Marcelo diz que é preciso fazer “melhor e diferente”, para que o evento possa transformar-se mais numa “plataforma digital”, de Portugal, da Europa e do mundo. “Precisamos de criar uma plataforma digital em Lisboa, não apenas um evento de quatro dias”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O antigo secretário de Estado da Energia e da Inovação, Henrique Gomes, fala perante a Comissão Parlamentar de Inquérito ao Pagamento de Rendas Excessivas aos Produtores de Eletricidade, na Assembleia da República em Lisboa, 23 de janeiro de 2019. TIAGO PETINGA/LUSA

Henrique Gomes disse que “Mexia é osso duro de roer” e teve de sair da REN

A área alimentar gerou vendas históricas de quatro mil milhões de euros. Fotografia: D.R.

Sonae atinge vendas recorde de 6,3 mil milhões com impulso do Natal

António Costa, primeiro-ministro, e Mário Centeno, ministro das Finanças, num debate parlamentar sobre o OE2019. Fotografia: REUTERS/Rafael Marchante

Universidade Católica prevê menos crescimento em 2018 e 2019

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Marcelo manda mensagem para o mundo: “Usem a revolução digital para a paz”